23 outubro, 2003

Um dia histórico

Poder-se-ia dizer que hoje é um dia histórico: consegui colocar os primeiros computadores, com ligação à Internet, em salas de aula, mais concretamente, na sala de Geografia e no laboratório de Física.
É claro que existem várias salas com computadores, onde "se dão aulas de informática" - acho que é mesmo isto. Nas outras salas, ditas "normais", tem predominado a voz do professor, o quadro e, esporadicamente, o retroprojector. Agora há mais um recurso e parece-me que há vários colegas muito motivados para o usar. Depois, espero pelo contágio.
Como já tinha escrito há alguns dias esta era uma das minhas apostas: levar a Internet à sala de aula. Estou muito curioso para ver qual vai ser o uso que se vai fazer das potencialidades que este novo recurso tecnológico contém.
Neste momento tenho já praticamente prontos para instalar mais sete PC's, que se destinam às salas de aulas dos grupos disciplinares: Matemática, Economia/Direito, Linguas Estrangeiras, Filosofia, História, Língua Portuguesa e Laboratório de Biologia. Penso que na próxima semana ficará tudo no seu devido lugar. Depois é necessário verificar o que é que vai acontecer, que tipo de uso é que as pessoas vão dar a esta tecnologia.
Esta tem sido uma cruzada estóica, heróica e solipsista. Por isso, não posso deixar de estar atento ao desenrolar dos acontecimentos...

Sem comentários: