Tenho andado muito acupado lá pela escola, às voltas com os computadores. Primeiro foram os do Nónio/Centro de Recursos, onde tenho estado a fazer upgrades (substituir a motherboard, o processador, a fonte de alimentação... e, claro, depois formatar...), passando de processadores de 400MHZ para 2,4. Esta é uma tarefa que está quase terminda, mas que tem "dado água pela barba".
Concomitantemente, e porque o Bruno nunca mais tratava do assunto, lá tive que instalar tomadas em 12 salas e fazer todas as ligações do switch da sala 5 para estas salas.
Entretanto lá vou ocupando uma parte significativa do meu tempo na sala 7 (que neste momento está transformada num armazém de informática!!), para descobrir, no meio daquele lixo todo, alguma coisa que possa ser utilizado. E uma vez descoberto...configurar, formatar, etc, etc...
Tudo isto porque estou numa cruzada de levar a Internet até à sala de aula - embora neste caso sejam só 12 salas. Esta cruzada é sucedânea de uma outra que consistiu na criação do Centro Nónio (presentemente com 10 computadores com ligação à Internet). E o que que constatei ao longo destes anos é que estava ali, e está, um recurso precioso que os professores quase não utilizam - os dedos das duas mãos são suficienets para a contagem dos professores que usaram este recurso... Por isso, o raciocínio foi o seguinte: como Moisés não vai à montanha, então vamos levar a montanha a Moisés. E foi assim que parti para a cruzada de colocar computadores em algumas salas de aula.
Mas no meio de toda esta azáfama há sempre latente uma ténue interrogação: será que todo este trabalho vai contribuir para tornar mais actual e interessante o processo de ensino/aprendizagem? Ou seja, para melhorar a qualidade das aprendizagens? É uma interrogação que tenderá a subsistir e que só daqui a algum tempo é que se poderá ver o resultado.
Para já, pelo menos, fica-me essa consolação de ter levado a Internet à sala de aula, pondo à disposição de professores e alunos um recurso precioso.
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