30 janeiro, 2009

Novos rumos na formação contínua


Segundo o Público de hoje perspectivam-se algumas alterações no âmbito da formação contínua de professores.

Decorre de 2 de Fevereiro a 2 de Março, o concurso para apresentação de candidaturas ao apoio financeiro do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) para as acções de formação contínua de professores, para o corrente ano.
O concurso destina-se, exclusivamente, aos Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) que, depois, deverão contratualizar com as restantes entidades acreditadas (ou seja, as associações profissionais e as instituições de ensino superior), dois terços da formação que cada centro vai gerir.

Isto quer dizer várias coisas:
1. As associações profissionais e as instituições de ensino superior vão deixar de poder candidatar-se directamente aos fundos comunitários, para financiarem a formação que fazem. Assim, a formação que vierem a oferecer vai ter que ser paga pelos formandos.
2. Por outro lado, as associações profissionais e as instituições de ensino superior vão passar a “trabalhar” para os CFAE, ficando na dependência destes.
3. Terminando as candidaturas em 2 de Março, lá para o final do ano, mais coisa menos coisa, deve aparecer o resultado do concurso...

A notícia acrescenta o seguinte:
“O secretário de Estado, Valter Lemos, também não aceita que os docentes tenham sido prejudicados com o atraso na disponibilização de verbas. "Certamente que fizeram formação nos últimos cinco anos ou antes." E, se não for o caso, "têm até fim de Dezembro de 2009 para fazer as 25 horas que, este ano, são necessárias à avaliação", argumentou.”

Enfim, é mais uma acha para a fogueira - que continua em combustão lenta, própria das grandes combustões.

Sem comentários: