25 janeiro, 2009

E não se pode avaliá-las?

Segundo o Público de hoje, "o secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, sustentou ontem, em declarações à Lusa, que "não tem absolutas garantias" de que a formação prestada por todas as instituições de ensino superior "corresponda aos padrões de qualidade exigível" à profissão docente. Pedreira adiantou que existem "indícios" de facilitismo e eventual inflação de notas em alguns cursos, e citou os casos da Escola Superior de Educação Jean Piaget, e do Instituto Superior de Ciências Educativas, ambos privados, onde se formou um terço de todos os professores admitidos no sistema nos últimos dez anos.
Esta situação, segundo Pedreira, justifica que se mantenha a exigência de um exame para o ingresso na profissão, conforme estipulado no actual Estatuto da Carreira Docente".


Perguntas:
1. Porque é que não se ataca o problema a montante? Se há instituições de ensino superior que não sabem formar professores, os que são "formados" é que têm que arcar com a responsabilidade disso?
2. Que avaliação é que tem sido feita a essas instituições de ensino superior?
3. Como é que o Secretário de Estado diz o que disse e não faz nada para inverter a situação nessas instituições?

Perguntar "e não se pode avaliá-las?" é uma mera pergunta retórica. Pelos vistos, se tem existido avaliação neste domínio, é mesmo para "inglês ver"....

Sem comentários: