14 maio, 2009

PS chumba audição da ministra sobre "instrumentalização e intimidação" das escolas


A maioria socialista chumbou hoje um requerimento do Bloco de Esquerda para que a ministra da Educação explicasse no Parlamento "uma série de situações de instrumentalização e intimidação das escolas" por parte da tutela.

No requerimento entregue na Assembleia da República a 8 de Maio, o partido pretendia que Maria de Lurdes Rodrigues esclarecesse a recolha de imagens para um tempo de antena do PS numa escola de Castelo de Vide, considerando "inaceitável" que o ministério não tenha ainda esclarecido a situação.

No documento, a deputada Ana Drago refere-se ainda a "visitas" da Inspecção-Geral de Educação (IGE) a presidentes de Conselhos Executivos que prestaram declarações à comunicação social sobre o Estatuto do Aluno, interrogatórios a alunos da Escola Secundária de Fafe ou a destituição do coordenador da Escola de Serrinha, em Quinchães, Fafe, "por este não ter mobilizado a comunidade escolar para a inauguração da biblioteca da escola, com a presença do presidente da Câmara".

Na Comissão de Educação, toda a oposição votou favoravelmente a audição de Maria de Lurdes Rodrigues, mas os votos da maioria parlamentar socialista foram suficientes para impedir a presença da ministra. O deputado socialista Luiz Fagundes Duarte afirmou que o requerimento "não faz sentido" nesta altura, já que a ministra da Educação será ouvida no Parlamento a 2 de Junho.

Sem comentários: