José Vítor Malheiros, Público
As organizações precisam de aprender a experimentar o novo espaço público de comunicação.
Uma das coisas mais estranhas que acontecem quando se fala de novas tecnologias - ou de novos serviços de base tecnológica - é a facilidade com que tantas pessoas confundem as suas inclinações com o impacto da tecnologia na sociedade.
Há 25 anos, ouvia pessoas à minha volta dizer que não achavam que o fax fosse necessário porque elas continuavam a mandar cartas pelo correio. Há 20 anos, ouvia pessoas dizerem que não achavam que o mail servisse de muito porque elas não o usavam e nunca tinham sentido necessidade de o experimentar. Há 15 anos, ouvi dezenas de pessoas (todas o negam hoje) dizer que a Internet não ia mudar nada de essencial como pensavam os "deslumbrados da tecnologia" (entre os quais estaria eu) porque eles não a usavam e preferiam "ir às bibliotecas" ou qualquer coisa do género. Depois ouvi a mesma coisa a respeito do Instant Messaging ("Não vejo necessidade. Eu uso mail"), dos livros digitais ("Não me parece que tenham futuro. Eu prefiro o papel"), do chat ("Eu, quando quero falar com alguém, telefono"), dos blogs ("Não tenho paciência") e ouço-o agora em relação ao Twitter e a outras redes sociais como o Facebook - mesmo quando os acontecimentos no Norte de África nos oferecem provas insofismáveis do seu poder. Claro que a generalização do uso destas ferramentas acaba por envolver também as pessoas que começaram por recusar a sua existência, a sua utilidade e o seu potencial, mas a verdade é que o número de cépticos e a profundidade do cepticismo parecem com frequência completamente desfasados em relação ao óbvio potencial.
Uma das razões para estas atitudes é o facto de a nossa cultura privilegiar a imagem conservadora. Errar pelo lado da prudência parece sempre preferível a exagerar no entusiasmo. Uma pessoa céptica, que gosta de "esperar para ver" e que "não vai em modas" parece sempre mais séria que uma pessoa entusiasmada com a última tecnologia. O único problema é que, se pode parecer mais séria, não o é necessariamente.
Ser prudente em relação à adopção de uma tecnologia é uma opção sensata. Mas adiar a experimentação de uma nova tecnologia até ao momento em que a sua ignorância se torna um factor de atraso em termos competitivos e de exclusão em termos sociais é tudo menos sensato. A "aposta na inovação" de cuja necessidade nos falam há tantos anos que já nos enjoa devia passar precisamente pela experimentação, pelo entusiasmo pelas coisas interessantes antes de elas se tornarem mainstream, coisas que podem falhar mas que nos oferecem oportunidades de aprendizagem únicas.
As redes sociais online são, neste momento, o exemplo canónico da nova tecnologia que se situa entre o entusiasmo dos deslumbrados e a atitude blasée dos cépticos. Não é que alguém defenda que não se devam usar, mas muitos continuam a achar que isso deve ser feito apenas "pelos outros" ou "pelos mais jovens". Apesar de ser evidente que a sua importância vai continuar a crescer. O trabalho, a política, a educação, os negócios, as relações pessoais, os hobbies, a acção social passam cada vez mais pelas redes sociais. Apesar disso, continuamos a ouvir, um pouco por todo o lado, comentários do tipo "Não percebo como se pode achar graça ao Facebook. Aquilo é só disparates!"
Uma das razões para esta dificuldade na avaliação da ferramenta provém do facto de no Facebook convergirem diferentes planos da nossa vida (pessoal, profissional, familiar) e diferentes tribos (adolescentes, corporações, colegas) que não estamos habituados a ver coabitar. Há muitas pessoas que convivem mal com esta babel, mas o regresso à toca não é uma opção. As organizações precisam de aprender a sair das suas caixas com ambiente controlado e arriscar-se a experimentar o novo espaço público de comunicação.
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