18 fevereiro, 2006

A árvore e a floresta

Esther Mucznik no Público:
"Isto é assustador, confessa a dinamarquesa Lea Steen, citada pelo PÚBLICO, vimos isso acontecer com os Estados Unidos, com Israel, mas de repente tornou-se muito mais próximo de nós, das nossas vidas quotidianas."
Esta é, com efeito, uma das primeiras consequências da "crise" das caricaturas: a consciência da proximidade e da vulnerabilidade europeia face ao ódio do extremismo islâmico.
(...)
O que fazer face ao fosso que se cava inexoravelmente? Em primeiro lugar, reconhecer que estamos em guerra - o pior cego é aquele que não quer ver. Não uma guerra convencional, mas já não há guerras convencionais. Estamos perante uma escalada extraordinariamente perigosa desencadeada e alimentada pelo Irão, com o objectivo de liderar o mundo islâmico na guerra contra o Ocidente (...)
Em segundo lugar, compreender que o tempo da diplomacia e da mão estendida acabou (...)
Em terceiro lugar, é fundamental manter uma frente unida procurando um consenso o mais alargado possível, nomeadamente nas relações transatlânticas.
Finalmente numa guerra que é em grande parte ideológica - querer ver apenas "interesses" é impedir-se de compreender a natureza profundamente ideológica do islamismo - há que travá-la também do ponto de vista ideológico sem complexos. Defender com firmeza e com clareza aquilo que é a essência do Ocidente - a liberdade individual, a democracia política, o primado da lei, os direitos humanos, a liberdade cultural e de expressão - é a nossa responsabilidade, e em primeiro lugar dos dirigentes ocidentais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»