O FBI lançou um alerta contra o aumento exponencial de falsos antivírus que estão a circular na Internet, veiculados em janelas de pop-up. De acordo com o organismo estes falsos programas, que escondem malware, rendem mais de 150 milhões de dólares aos seus autores
No alerta emitido pelo FBI o organismo demonstra-se preocupado com o aumento deste tipo de ataques, que geralmente começam com avisos no computador do utilizador sobre uma suposta infecção do PC.
De acordo com o FBI estes alertas podem surgir em diversos sites, com recurso a janelas de pop-up que pedem ao utilizador para fazer uma análise ao disco rígido para identificar a existência de vírus no computador.
Esta análise acaba por indicar que o PC está infectado e aconselha o utilizador a instalar um software, pago, para se livrar do programa.
O FBI refere que o propósito destes ataques pode ser apenas obter o lucro com o pagamento na hora ou servir para instalar programas mais perigosos, destinados a roubar dados pessoais do utilizador.
Sem comentários:
Enviar um comentário