30 maio, 2010

Não fazer a cama dá saúde


Os cientistas acreditam que não fazer a cama de manhã poderá manter as pessoas saudáveis.

Um estudo da Kingston University, no Reino Unido, sugere que, apesar de uma cama por fazer poder parecer mal, torna-se também pouco apelativa a ácaros, que os cientistas acreditam ser responsáveis pela asma e outras alergias.

O estudo inglês descobriu que os insectos não conseguem sobreviver no calor seco de uma cama por fazer.


Confesso que já há muito tempo tinha chegado a uma conclusão deste tipo. Não pelas mesmas razões, é claro.

Os papéis da Internet


Ricardo Garcia, Pública

Finalmente uma solução! Finalmente o jornal em que trabalho encontrou uma forma de combater um dos maiores cancros associados às tão reverenciadas novas tecnologias: o desperdício de papel.

Não é preciso dizer muito, todos conhecemos o padrão. Estamos à secretária, na posição de máxima produção laboral, ou seja, sentados em fusão glútea com a cadeira, as mãos sobre o teclado, em febril actividade digitativa, e os olhos no ecrã do computador, a assimilar coisas importantíssimas que não têm existência material. E é precisamente este incómodo carácter incorpóreo da realidade virtual que acaba por nos empurrar para o abismo.

Podemos ler qualquer documento no próprio computador. Mas as mãos são para usar, de contrário não valia a pena tanto esforço evolutivo da espécie humana. Resultado: imprimir. A máquina, porém, está lá longe e, no caminho, cruzamo-nos com um colega.

- Então, viste a selecção ontem?

- Que desgraça!

O desvio para o terreno ludopédico convida a um café, que se sorve em completa abstracção dos afazeres que, momentos antes, tanto ocupavam o intelecto. A agulha mental facilmente muda de um assunto para o outro. Regressamos ao posto de trabalho e já nem nos lembramos que tínhamos mandado imprimir 75 páginas de um relatório, cujo interesse reside num gráfico da página 37.

Só quando se envia para a impressora uma nova ordem de marcha, é que nos lembramos do relatório. Mas, nessa altura, na bandeja de saída já se acumulam sete centímetros sólidos de informação variada, que todos mandaram imprimir, mas ninguém foi buscar. Não há hipótese de resgate do relatório, fatalmente soterrado por uma árvore em fatias.

Nem o relatório, nem as notícias. O papel encravou há 15 minutos e há uma longa fila de documentos para serem materializados. Quando alguém se digna a resolver o problema, já ninguém quer saber daquilo que mandou imprimir. Mais duas árvores para o galheiro.

E assim tem sido a prodigiosa Internet, que prometia um mundo sem papéis, mas que afinal teve o efeito contrário. Para minimizar os danos, trago para casa as folhas impressas, para aproveitar o verso, mas é uma mera ilusão ecológica: a reutilização, neste caso, só é possível porque há desperdício.

Agora, não. Tudo promete mudar, devido a um inteligente sistema instalado há pouco na redacção. As novas impressoras só funcionam se estivermos à frente delas, em comunhão física com a máquina, munidos de um chip que acciona as nossas ordens. Se a pessoa não se levanta, nada se imprime. Pensei em pôr o chip no próprio corpo, para não o perder. Mas dado o posicionamento do respectivo leitor, a meio da altura humana, rapidamente cheguei à conclusão de que a instalação cutânea da banda magnética estaria limitada por sérios constrangimentos físicos, éticos e sobretudo morais. O sistema é uma beleza e as bandejas das impressoras estão agora limpinhas.

Como em qualquer novidade, há reacções adversas, neste caso sobretudo em relação à capacidade de as máquinas armazenarem a informação que queremos imprimir, o que pode revelar sérios segredos profissionais - como o programa do Rock"n"Rio, as emissões de CO2 do Gabão, a classificação da Liga, o último relatório do Banco de Portugal, a agenda da próxima reunião da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira e sobretudo o trabalho de Área Projecto da filha do colega que se senta atrás do segundo pilar à esquerda, ao fundo.

Pois é, a ameaça é séria. Mas antes já lá estava tudo, em carne e osso, quer dizer, em papel, à espera dos respectivos donos, que nunca apareciam. Pensando bem, se calhar a segurança interna melhorou.


Então, Chico, desmente-se o nosso primeiro?

Foi Chico Buarque quem quis conhecer Sócrates? Ou foi Sócrates quem quis conhecer Chico Buarque? Em si mesma, a questão deveria ser apenas uma nota de rodapé numa viagem de Estado. Mas a indignação do músico ao ver divulgada a versão de que era ele quem queria conhecer Sócrates mostra como sentiu que o seu nome foi usado abusivamente.

O gabinete de José Sócrates anunciou que Chico Buarque queria conhecer o primeiro-ministro e os dois encontraram-se no Rio de Janeiro. Mas o músico brasileiro garantiu que foi Sócrates quem pediu o encontro.

29 maio, 2010

Comparações

Portugal:
Despesas orçamentadas pelo primeiro-ministro e 15 ministros subiram quase um milhão de euros face a 2009. Encargos com pessoal representam dois terços.
Os gabinetes ministeriais custam mais de 30 milhões em 2010.

Inglaterra:
À excepção das principais figuras do Governo, os outros ministros passam a deslocar-se de metro, comboio ou a pé.
"Os ministros deverão andar a pé ou usar transportes públicos", anunciou o director do Tesouro, o liberal-democrata David Laws, explicando que os membros do Governo e directores dos serviços vão deixar de ter carro e motorista atribuído.

Espanha:
Governo espanhol fez cortes nos salários, viagens, carros e ajudas de custo da função pública.
Ministros e deputados baixam salários, ministérios e câmaras decidem cortes adicionais. Funcionários públicos também são afectados


Nomeações não param no Governo


Desde que o primeiro-ministro anunciou o primeiro pacote de contenção e aumentos fiscais para todos os portugueses, há duas semanas, os gabinetes dos seus ministros e secretários de Estado contrataram cerca de 15 novos assessores e adjuntos.

E se ele se fosse embora?

Vasco Pulido Valente, Público

No meio desta melancólica trapalhada, o eng.º José Sócrates não explicou ainda - com princípio meio e fim - qual é a sua política financeira. Onde vai pôr e onde vai tirar. Em que exacta situação fica cada português, por quanto tempo, com que resultados. Dia a dia, o Governo anuncia medidas, neste ou naquele ministério, por esta ou por aquela razão, de que não se percebem claramente nem o alcance, nem as consequências. Não há um quadro completo e lógico, que permita ao cidadão comum ir percebendo o que se passa. Há, ou pelo menos parece que há, uma espécie de pânico e uma actividade improvisada e aleatória, nem sempre clara e coerente. Dá a impressão de que o eng.º Sócrates já não sabe onde está e não tem a menor ideia do que deve fazer para aliviar um pouco a desordem das coisas.

Terça-feira, com a sua sabedoria, o dr. Mário Soares pediu ao primeiro-ministro que fosse à televisão, sozinho, esclarecer e orientar o país, que anda claramente inseguro e perplexo. Ele, como é óbvio, não foi. Não lhe entrou com certeza na cabeça que perdeu a confiança de toda a gente. E, no entanto, basta ler os jornais para se verificar a solidão do homem. Em quarenta anos de política, nunca assisti a um desprezo tão constante, a uma hostilidade tão brutal, a uma unanimidade crítica tão completa. Qualquer pessoa de senso e dignidade tirava as conclusões da situação e desaparecia logo. Sócrates, não. Sócrates resiste, acha ele, a bem da Pátria em perigo. É uma ilusão comum e é também uma ilusão perigosa. O menor incidente pode hoje sem dificuldade acabar com ele. E, de caminho, connosco.

Mais do que nunca Portugal precisa de um primeiro-ministro grave, respeitado, discreto e, principalmente, livre do mais leve sarilho pessoal. A Constituição não impede que Sócrates seja substituído, sem eleições, por outro socialista (de preferência deputado) que o partido escolha: Jaime Gama, por exemplo. Não acredito que a posição financeira de Portugal sofresse com isso. Pelo contrário: a fraqueza e a fragilidade deste Governo não são uma garantia para ninguém. Claro que a troca prejudicava Passos Coelho e Paulo Portas, como de resto, em certa medida, o Bloco e o PC. E que Sócrates simplifica a vida a Cavaco. Mas Portugal ganhava com a remoção de um centro de acrimónia e conflito e com o restabelecimento de uma normalidade, mesmo cautelosa e temporária.

Aprenda a falar castelhano com o sócrates




28 maio, 2010

iPad+velcro





Portugueses à frente na electrónica de consumo


As famílias portuguesas foram as que, em 2009, mais adquiram produtos de electrónica de consumo, embora este mercado tenha sofrido uma retracção no ano em análise.

Estes resultados foram apresentados pelo Observador Cetelem, que refere em Portugal foi onde a venda de televisões, equipamentos Hi-Fi e vídeo mais cresceu tanto em termos reais, como quando se compara o poder de compra de cada país.

No ano passado cada família portuguesa gastou, em média 274 euros em electrónica de consumo, sendo que tendo em conta o poder de compra.

27 maio, 2010

A qualidade de vida em Lisboa


Lisboa ocupa o 45º lugar no ranking da qualidade de vida, à frente de cidades como Roma, Madrid ou Nova Iorque. Viena, por outro lado, lidera o ranking anual pelo segundo ano consecutivo, revela estudo sobre qualidade de vida realizado pela consultora Mercer.

26 maio, 2010

Quem paga a factura?


O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou o pedido de 600 milhões de euros da Parque Escolar, empresa responsável pelo programa de modernização das escolas secundárias, destinado ao financiamento do projecto Modernização Parque Escolar II

25 maio, 2010

O truca-truca de D. Duarte


D. Duarte, Duque de Bragança:
"Tornar obrigatório o ensino da educação sexual resume-se a dizer: forniquem à vontade, divirtam-se...".

Magalhães só em 2010/2011


Os computadores Magalhães vão ser distribuídos a todos os alunos do primeiro e do segundo ano de escolaridade no início do próximo ano lectivo, garantiu hoje em Faro, Algarve, a ministra da Educação, Isabel Alçada.

Come pistáchios, pequena, come pistáchios


Os pistáchios estão cheios de antioxidantes que protegem as células de químicos nocivos pelo que podem ajudar a destruir o colesterol, evitar doenças do coração e prevenir o cancro, afirmam cientistas.

“Os nossos estudos anteriores mostravam os benefícios dos pistáchios em reduzir os lípidos e as lipoproteínas que são um factor de risco para o coração”, afirma a Professora Penny Kris-Etherton da Universidade da Pensilvânia, EUA.

Os cientistas descobriram que os pistáchios são muito mais ricos em beta-carotenos - um antioxidante que se torna em vitamina A e ajuda na prevenção do cancro - do que outros frutos secos.

Também são ricos em gama-tocopherol, uma forma comum de vitamina E, que evita doenças do coração.

Além disso, a luteína que é encontrada na parte verde do pistáchio é importante para a visão e ajuda a manter uma pele saudável. Os cientistas afirmam que todos estes antioxidantes ajudam a prevenir o colesterol de se deslocar para os vasos sanguíneos causando inflamações.


24 maio, 2010

Assembleias participativas

Cara (o) cidadã(o),

As Assembleias Participativas irão realizar-se em 8 locais da cidade, até ao dia 24 de Junho.

A primeira está marcada para o dia 27 de Maio, às 17.30h, no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, e pretende abranger as populações daquela freguesia e de Santa Maria dos Olivais.

Esta primeira sessão, que contará com a presença do Presidente da Câmara, Dr. António Costa e com a Vereadora Graça Fonseca, responsável pela área da participação, dará início a um ciclo de reuniões onde os cidadãos poderão, presencialmente, apresentar as suas propostas para a cidade no âmbito do Orçamento Participativo 2010/2011.

Com esta iniciativa promovemos de forma decisiva a participação de todos os cidadãos e o debate sobre a cidade de Lisboa

Participe na Assembleia Participativa da sua área de residência ou de trabalho. Consulte todo o calendário.

Entretanto, faltam 37 dias para terminar o prazo de apresentação de propostas. Se ainda não o fez, registe-se na edição deste ano e apresente a sua sugestão para Lisboa. Não perca a oportunidade de participar no destino a dar a 5 milhões de euros do orçamento da cidade.

Com os melhores cumprimentos,

A Equipa OP 2010/2011


Obsceno


Mourinho: quatro épocas no Real Madrid a 10 milhões por ano.

23 maio, 2010

100 dias a pedalar de fato e gravata


Paulo Guerra dos Santos arranca hoje de Lisboa na iniciativa "100 Dias de Bicicleta em Portugal". Decidido a promover este meio de transporte, o engenheiro de 37 anos vai percorrer o país a pedalar de fato e gravata.

A queda da stôra Bruna

José Diogo Quintela, Pública

Quando eu andei na escola, há 20 anos, se quisesse ver uma professora toda nua, tinha de usar a imaginação. Imaginava, por exemplo, que estávamos no meio de uma aula de Inglês, a conjugar o verbo to redeploy e, de repente, tocava o alarme de incêndio. A escola estava a arder! Não conseguíamos sair da sala porque o corredor estava cheio de fumo, nem saltar, porque era um 3.º andar. O calor ia aumentando, até se tornar insuportável e termos todos de nos despir. Quando os bombeiros finalmente nos salvavam, a professora já estava em pelota. Era uma fantasia duplamente reconfortante: não só conseguia ver a professora toda descascada, como, ainda por cima, não tinha aulas até ao fim do ano, porque a escola estava reduzida a cinzas. Claro que não era sempre a mesma fantasia: às vezes passava-se durante a aula de Geografia, a meio de uma lengalenga sobre afluentes do Tejo, e era um ciclone que fazia voar o telhado, as paredes e a roupa da stôra.

Estas efabulações ocorriam-nos com alguma frequência. Há 20 anos, quando um aluno dizia que gostava de ver a professora como tinha vindo ao mundo, queria mesmo dizer que era sem roupa. Não é como agora, em que significa que gostava de a ver a levar palmadas até chorar.

Portanto, a natural paixoneta pela professora estimulava a criatividade dos alunos. Queriam ver a professora nua? Então meditassem a sério sobre isso. Hoje já não é preciso. É só facilidades, dado que as professoras aparecem na Playboy. Os putos não precisam de puxar pela cabeça, basta-lhes puxar pela carteira e pagar os 4 euros da revista. Têm a papinha toda feita. No caso da stôra Bruna, mesmo muito bem feita.

Entretanto, a stôra Bruna foi afastada das suas funções e colocada no Arquivo Municipal de Mirandela. Por um lado, não faz muito sentido. Numa altura em que abundam as queixas de professores que são maltratados pelos alunos, esta escola resolve afastar uma das poucas professoras em quem os alunos não só não querem bater, como até desejam dar festinhas. Por outro, compreende-se a atitude da Câmara Municipal de Mirandela. Mandar a stôra Bruna para o Arquivo Municipal parece-me bem jogado por parte da autarquia. Um Arquivo Municipal não deixa de ser uma biblioteca e esta transferência pode incentivar muitos jovens a dedicarem-se mais à leitura. Tudo bem que é maioritariamente a leitura de documentos administrativos, relativos à elevação de Mirandela a cidade ou a disposições legais sobre taxas de esgotos, mas quem garante que um rapaz que comece por levantar o Inventário de 1987 - 1.º Semestre, não possa mais tarde querer ler O Primo Basílio?

No espaço de um ano, esta é a segunda vez que uma docente com um dom artístico é despromovida. A primeira foi quando Isabel Alçada foi convidada para o Governo. Tal como Bruna, uma pedagoga-artista que desceu na vida.

Por falar em Isabel Alçada, estou muito curioso para ler o próximo livro de Uma Aventura... Será que a sua experiência à frente do Ministério da Educação a levou a mudar alguma coisa na caracterização das personagens? Será que as gémeas agora acham que os professores são preguiçosos que não querem ser avaliados? Será que Faial, o feroz pastor alemão, e Caracol, o simpático mas aguerrido caniche, rosnam quando cheiram um sindicalista da Fenprof? São tudo questões que deixo para os alunos da stôra Bruna responderem. Uma vez que, na posse da vossa cópia da Playboy, já não têm a cabeça ocupada a fantasiar, usem-na para me ajudar, se fazem favor.

21 maio, 2010

Plano inclinado




Apéros géants

A tendência dos "aperitivos gigantes" (apéros géants ou apéros Facebook) começou já há vários meses em França.

Tudo começa com um aviso que é colocado anonimamente no Facebook para uma festa numa dada cidade. E não é preciso mais nada: a dinâmica cresce e as pessoas aparecem.

Milhares de jovens franceses juntam-se em encontros promovidos na rede social Facebook num fenómeno nacional que está a colocar um desafio às autoridades francesas. A morte de um jovem, na semana passada, deixou a polícia em alerta e os políticos a debruçarem-se sobre o assunto.

Num dos últimos, em que apareceram 10 mil pessoas, morreu um jovem de 21 anos.

20 maio, 2010

A Google TV


Imagine um lugar onde a “televisão se encontre com a Web e a Web se encontre com a televisão”. Isso é a Google TV. A novidade foi apresentada hoje.

Prognóstico


Pedro Passos Coelho:
“Chegará mesmo um dia em que não haverá dinheiro para pagar aos médicos, aos enfermeiros, aos professores (...)”.

Airbags e cinto de segurança: uma combinação mortal?


Uma nova investigação norte-americana sobre os airbags dianteiros dos automóveis está a causar preocupação acerca da sua eficácia porque sugere que, quando comparados com as versões que substituíram, os novos airbags, obrigatórios em todos os veículos desde 2008 e, em alguns casos, desde 2004, podem colocar os condutores com cinto posto em maior risco de morte.

19 maio, 2010

Governo francês aprova interdição do véu integral


O Governo francês aprovou hoje em Conselho de Ministros a proposta de lei de interdição do véu integral islâmico, abrindo uma nova fase de um processo polémico iniciado há quase um ano.

Coerência


Se estamos mesmo destinados a seguir o caminho dos gregos, então comecemos por envenenar o Sócrates.

Obscenidades 3

Cem mil euros em terceiros computadores para deputados.

Depois dos portáteis e dos computadores no plenário, agora os gabinetes dos deputados. A Assembleia da República gastou 100 mil euros para apetrechar os gabinetes dos parlamentares com um terceiro terminal informático.

18 maio, 2010

Obscenidade 2


Segundo a Caixa Geral de Aposentações, há 399 políticos e ex-políticos abrangidos por pensões vitalícias.

Obscenidade 1


José Mourinho:
“Até tenho vergonha de ganhar o que ganho com esta crise”

17 maio, 2010

Farmville pode estar de saída do Facebook


O jogo de maior sucesso do Facebook, o Farmville, pode estar em vias de sair daquela rede social. A Zynga, produtora responsável pelo jogo de agricultura virtual, está a estudar essa possibilidade, dados os desentendimentos com os gestores do Facebook por causa da introdução da moeda "Creditos Facebook", que deverão ser lançados no próximo dia 25 de Junho.

A ideia é criar uma especie de dinheiro virtual, uma "moeda" que poderá ser utilizada em todos os jogos e aplicações do Facebook. O que está a geral o impasse é o facto de a rede social querer ficar com 30% do valor de cada transação realizada com o Créditos Facebook. Actualmente, porém, cada jogo e empresa utilizam seu próprio sistema de créditos.

16 maio, 2010

Tudo depende da posição


Tudo depende da posição.....



Fazê-lo parado fortalece a coluna,

de barriga para baixo estimula a circulação do sangue,

de barriga para cima é mais agradável,

fazê-lo sozinho é enriquecedor, mas egoísta,

em grupo pode ser divertido,

no w.c. é muito digestivo,

no automóvel pode ser perigoso…

Fazê-lo com frequência

desenvolve a imaginação,

a dois, enriquece o conhecimento,

de joelhos, torna-se doloroso…

Enfim, sobre a mesa ou sobre ao secretária,

antes de comer ou à sobremesa,

sobre a cama ou numa rede,

despidos ou vestidos,

na relva ou sobre o tapete,

com música ou em silêncio,

entre lençóis ou no roupeiro:

Fazê-lo é sempre um acto de amor e de enriquecimento.

Não importa a idade, nem a raça, nem o credo, nem o sexo, nem a

posição económica....o que importa é que.......................



Ler é um prazer!!!!




15 maio, 2010

Nova tecnologia vai tornar WiFi 10 vezes mais rápido


Está a ser desenvolvida uma nova tecnologia para a Internet sem fios que poderá tornar as ligações WiFi 10 vezes mais rápidas do que as actuais
O anúncio foi feito pela Wi-Fi Alliance, um consórcio de empresas apoiantes da tecnologia, que acredita que a tecnologia poderá ser implementada daqui a dois anos.

Chegou o multibanco biométrico


Os polacos são os primeiros europeus a contar com uma caixa multibanco com sistema de identificação do cliente por biometria.
A inovação, que está a ser testada pelo banco polaco BPS SA, permite aceder ao multibanco através identificação pela impressão digital ao invés da marcação do código PIN.

14 maio, 2010

As mulheres excitam-se mais do que os homens com a pornografia

Um estudo inédito sobre a sexualidade feito em Portugal, no Sexlab da Universidade de Aveiro, vem contrariar décadas de convicções instaladas. Afinal, a pornografia surte mais efeito nas mulheres do que nos homens.

Este estudo, levado a cabo com 60 voluntários nacionais, concluiu que o pensamento e as emoções positivas são determinantes para o prazer sexual. As variáveis psicológicas são determinantes nas relações sexuais, sobretudo para as mulheres. E elas, perante a observação de filmes com conteúdos sexuais exp'lícitos, ficam mais excitadas e têm mais prazer do que os homens.

Já ao nível da observação fisológica - erecção masculina e vasocongestão vaginal feminina -, as diferenças entre géneros não foram tão substanciais. A chave está na cabeça.

Fazer render os atributos



A Câmara de Mirandela suspendeu das actividades lectivas uma professora do 1.º ciclo do ensino básico que posou nua para a Playboy, transferindo-a para outro serviço da autarquia.

Já não se podem fazer render os atributos pessoais?

Por que non te callas?


Baltasar Garzón abandonou ao fim da manhã a Audiência Nacional após ter sido suspenso. O juiz é acusado de ter assumido competências que não tinha na investigação dos crimes do franquismo.

Garzón é seguramente um juiz incómodo.

12 maio, 2010

Filhos da era tecnológica



Notícia


RTP2, dia 12 de Maio:
"Bento XVI ofereceu uma rosa de ouro à Virgem Maria".

Biblioteca de livros digitais


A Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.

Um serviço revolucionário



Endereços da Internet esgotados a 9 de Setembro de 2011


De quatro mil milhões, restam apenas 300 milhões de endereços de Internet disponíveis em IPv4. No dia 9 de Setembro de 2011 serão entregues os últimos endereços neste protocolo. Até lá, segue o racionamento.

Boa malha!


O presidente do PSD propôs esta terça-feira perante o Conselho Nacional social democrata que haja um corte sobre os vencimentos de políticos e gestores públicos de 2,9 por cento, equivalente ao aumento que obtiveram no ano passado.

11 maio, 2010

Pai de aluna condenado a pagar 10 mil euros a professora por injúrias


O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação do pai de uma aluna da Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, a pagar uma indemnização de 10 mil euros a uma professora, por injúrias.

Os factos remontam a 7 de Março de 2001, quando o pai apelidou a professora de "aberração para o ensino" Os factos remontam a 7 de Março de 2001, quando o pai apelidou a professora de "aberração para o ensino" (Pedro Cunha (arquivo))

Os factos remontam a 7 de Março de 2001, quando, numa reunião naquela escola, o encarregado de educação apelidou a professora de História da Arte e Oficina de Artes de "mentirosa", "bandalho", "aberração para o ensino" e "incompetente".

Não à discriminação religiosa positiva

A Associação República e Laicidade escreveu ao ministro dos Transportes e Obras Públicas a exigir que a Carris deixe de exibir a bandeira do Estado do Vaticano e pare de fazer «propaganda religiosa».
Segundo denuncia a Associação República e Laicidade, no seu site a Carris exorta os seus visitantes a «vir saudar o Santo Padre nas ruas de Lisboa»,«ornamentar as janelas e varandas para saudar o Santo Padre» e até a «vir colaborar na organização da Missa».

A Associação refere ainda que os autocarros da Carris se encontram a circular por Lisboa «decorados com a bandeira de um Estado estrangeiro, o Estado do Vaticano».

Por isso, os membros deste grupo laico recordam o ministro que a Lei da Liberdade Religiosa refere que «o Estado não discriminará nenhuma igreja ou comunidade religiosa relativamente às outras».

Adolescentes insultam-se em rede social


É a nova moda nos EUA. O Formspring, uma rede social que já existe desde Novembro de 2009, permite que qualquer pessoa possa perguntar o que quiser a quem quiser, sem que para isso tenha conta no site.
Com 135 milhões de visitantes, a rede social está-se a converter nos EUA num fórum onde, anonimamente, se pode dizer a primeira coisa que vem à cabeça.

Medida papal




09 maio, 2010

Gil no seu melhor



Frederico Gil esteve quase a vencer a final de ténis do Estoril Open, numa partida de alto nível. Mostrou que merece um melhor lugar no ranking.
Albert Montañes repetiu a proeza do ano passado, vencendo o torneio.

08 maio, 2010

A propósito da visita do Papa: T-shirts para todos os gostos




Ministério da Educação retira avaliação do concurso para contratados


Os itens respeitantes à avaliação de desempenho foram hoje retirados do manual de instruções de validação das candidaturas, destinado às escolas.

07 maio, 2010

Parlamento aprova alterações ao estatuto do aluno


A Assembleia da República aprovou hoje na generalidade as propostas de alteração ao Estatuto do Aluno do Governo, BE e PCP, tendo chumbado o projecto de resolução dos bloquistas sobre medidas de prevenção e resposta à violência escolar.
A proposta de lei do executivo socialista foi aprovada com os votos favoráveis do PS e a abstenção da oposição, enquanto os projectos de lei do BE e do PCP também desceram à comissão de Educação, com os votos contra do CDS-PP e a abstenção do PS e do PSD.

Ministra da Educação condenada por desobediência


O Tribunal Administrativo de Beja condenou Isabel Alçada pelo crime de desobediência ao tribunal pelo facto de o Ministério da Educação (ME) não ter ainda suspendido os efeitos da avaliação no concurso para professores contratados. Segundo a Federação Nacional de Professores (Fenprof), o incumprimento da sentença obriga ao pagamento de uma sanção pecuniária compulsória no valor de «8% do salário mínimo nacional» por cada dia de atraso.

06 maio, 2010

Petição pela laicidade


Aqui

As mulheres bonitas podem ser um problema... para a saúde dos homens


Estar na presença de mulheres bonitas pode ser perigoso para a saúde dos homens. É a conclusão de um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Valência, citado pelo jornal inglês «Telegraph».
De acordo com os cientistas, ficar sozinho com uma mulher atraente, mesmo que por cinco minutos, eleva o nível de cortisona, podendo ter efeitos nefastos na saúde dos homens, nomeadamente ao nível cardíaco.
Os efeitos podem ser ainda mais desastrosos se o homem em questão considerar que a mulher «está fora do seu alcance».

Um português torna as buscas na Internet mais inteligentes


Imagine que está em casa e deseja saber mais sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo, de que tanto se ouve falar na comunicação social. Vai a um motor de busca e procura pelo "PEC". Ao serem-lhe apresentados os resultados, aparece-lhe uma página em que se mistura o Plano de Estabilidade e Crescimento com o pagamento especial por conta. O motor de busca devolveu os resultados sem distinção. Pedro Oliveira vai ajudar os computadores a perceberem a diferença entre os dois e a pesquisar exactamente aquilo que queremos procurar, com ajuda da Web semântica, uma extensão da rede actual. Recebeu o Prémio Nacional de Trabalhos em Inteligência Artificial 2009, atribuído pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

A Apple nos braços de Cupido

Os fãs da Apple têm agora uma rede social exclusiva para procurarem a cara- metade. O Cupidtino rege-se pelo lema 'Conhece um ou uma fã da Apple'.

Criado especialmente para fãs dos gadgets da Apple, o site - que ainda está em fase de testes -, vai ser lançado em Junho. O nome é uma junção de Cupido e de Cupertino, a cidade do estado da Califórnia onde está sedeada a Apple.

Assim que se entra no Cupidtino encontra-se a justificação para uma rede social exclusiva a quem só usa Apple. "Fãs da Apple & Mac de verdade têm muito em comum: personalidades, profissões criativas, um sentido semelhante de estilo, estética, gosto e, é claro, amor por tecnologia. Acreditamos que essas razões são suficientes para duas pessoas se encontrarem e se apaixonarem, então criamos o primeiro site de relacionamentos inspirado no Mac, para ajudá-lo a encontrar outros Maclovers à sua volta."


«Ministério da Educação está a incorrer no crime de desobediência»


O Ministério da Educação ainda não alterou o formulário do concurso de professores, apesar de o Tribunal Administrativo de Beja ter ordenado ontem que a avaliação deixasse de fazer parte dos itens a preencher.
Mário Nogueira diz que «ninguém está acima da lei» e lembra que o Ministério «pode ser responsabilizado civil e criminalmente»


05 maio, 2010

Orçamento participatico. Lisboa é de todos

Lisboa é de todos.
Todos têm uma palavra a dizer.

Orçamento Participativo.
Proponha. Vote. Nós fazemos.

Exmos. Senhores,

Conforme é do conhecimento de V. Exas., na sequência da aprovação da Carta de Princípios do Orçamento Participativo do Município de Lisboa, em Julho de 2008, realizaram-se já dois processos de Orçamento Participativo, de acordo com a metodologia inovadora então aprovada. No total estes processos contaram com mais de 10.000 participações, o que veio comprovar o interesse dos cidadãos em participar activamente na resolução dos problemas da cidade.

Este ano, foi revista a Carta de Princípios e aprovado o novo ciclo do OP. As principais novidades são o alargamento do prazo para participação, a realização paralela de Assembleias Participativas e a ampliação do leque de competências municipais em debate.

O calendário aprovado é o seguinte:
· Apresentação de propostas, de 6 de Maio até 30 de Junho
· Análise técnica das propostas pelos serviços municipais, de 1 de Julho a 15 de Setembro
· Reclamações e respostas, de 16 a 30 de Setembro
· Votação nos projectos, de 1 a 31 de Outubro

Para que o Orçamento Participativo 2010/2011 seja um processo ainda mais participado pelos cidadãos, é muito importante contar com o apoio e participação de todos, pelo que agradecemos:

1. Colabore na divulgação do OP;
2. Garanta a informação aos cidadãos, quanto ao calendário e metodologia adoptada;

Para qualquer esclarecimento poderão contactar a CML, Direcção Municipal de Serviços Centrais, através do e-mail op@cm-lisboa.pt, dos telefones 21 798 82 20 / 21 798 94 46 / 21 798 95 04
ou consultar o sítio Web www.cm-lisboa.pt/op


Contando com o vosso imprescindível apoio no processo de Orçamento Participativo, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,


Lisboa, 5 de Maio de 2010

A Equipa OP 2010
Câmara Municipal de Lisboa
Contactos: 217988220/217989446/217989504
Campo Grande, nº 25, 2º A
Email: op@cm-lisboa.pt
Url: www.cm-lisboa.pt/op

Lisboa é de todos.
Todos têm uma palavra a dizer.

Orçamento Participativo. Proponha.
Vote. Nós fazemos.

O maravilhoso mundo do PowerPoint

José Vítor Malheiros, Público

O programa da Microsoft é óptimo para apresentar listas. O problema é que, na vida, nem tudo são listas.

Na semana passada, o New York Times publicou um esquema que representava a estratégia americana no Afeganistão. O desenho, que fazia parte de uma apresentação feita aos líderes militares ocidentais no país, e que já tinha sido revelado pelo correspondente da NBC em Cabul no final do ano passado, representa as várias forças no terreno e todos os factores que interferem na situação política e militar. Tudo aquilo é depois ligado por um emaranhado de setas que, em teoria, mostra a relação entre todos os intervenientes e torna evidente o que se passa e o que se pretende (http://msnbcmedia.msn.com/i/MSNBC/Components/Photo/2009/December/091202/091203-engel-big-9a.jpg).

A imagem é incompreensível. "Quando conseguirmos perceber este diapositivo, vamos ganhar a guerra", foi o comentário do general Stanley A. McChrystal, líder das forças da NATO no Afeganistão, citado pelo NYT.

O esquema, que foi comparado a um prato de esparguete, é apenas um dos muitos exemplos da praga chamada PowerPoint, um programa de gestão de apresentações da Microsoft que há anos vem poluindo o mundo político e científico, as apresentações públicas e as nossas escolas com o que de pior o marketing tem para mostrar.

As limitações do PowerPoint são conhecidas há muito. O seu maior crítico é o designer Edward R. Tufte, que, em 2006, publicou o fascinante e demolidor The cognitive style of PowerPoint, que se debruça nomeadamente sobre a responsabilidade do uso do PowerPoint na explosão do vaivém Columbia em 2003. Mas a ferramenta continua a ser cada vez mais usada e a espalhar o seu veneno pelos auditórios de todo o mundo.

É verdade que a responsabilidade de tudo isto não é do PowerPoint em si mas do uso que as pessoas fazem dele. É possível fazer um bom uso do programa e todos nós já tivemos oportunidades de o constatar. Só que o PowerPoint e os seus templates convidam os utilizadores a fazer apresentações onde a racionalidade está rarefeita e cujo único fito parece ser hipnotizar audiências. Um dos vícios mais perniciosos que o PowerPoint generalizou foi a utilização de listas de itens com bullets - aquelas bolinhas pretas que aparecem à frente das frases. Eu adoro listas. Só que as listas têm um problema: são óptimas para levar para o supermercado mas não são o melhor método para apresentar uma argumentação complexa. E é isso que o PowerPoint tem tendência a fazer: suprime a argumentação em favor de listas de tópicos, põe todos os argumentos ao mesmo nível, apaga o contexto que dá sentido a um raciocínio, faz desaparecer as dúvidas e as interrogações, reduz uma situação complexa a um esquema incompreensível e, o que é o pior de tudo, dá-nos a ilusão de que as coisas são mais claras do que são de facto, estimulando o uso de sound bites em vez de argumentação e de imagens em vez de discurso. Tufte dizia que o programa sacrifica o conteúdo à forma e transforma uma sessão de informação numa sessão de vendas e os apresentadores em publicitários. Um dos militares citado pelo NYT é mais directo: "O PowerPoint torna-nos estúpidos".

Há tantos problemas à volta do uso do PowerPoint que esta página seria pequena só para fazer a lista (e uma lista, mesmo com bullets, não serviria para muito) mas fiquemo-nos por dois dos mais terríveis: de ferramenta de apresentação, o PowerPoint está a passar a ferramenta de comunicação em geral e é usado, por exemplo, para transmitir ordens no meio militar. O problema? As ordens parecem claras, mas não são. Outro problema: o PowerPoint está a transformar-se na ferramenta de escolha para apresentação de trabalhos escolares, com as suas listas de tópicos e belas imagens a substituir o velho texto onde se podia descascar uma ideia, explicar coisas detalhadamente e até (como dizer?) reflectir em voz alta.


04 maio, 2010

Mário Lino e Rui Soares


A relação de amizade entre Mário Lino e Rui Pedro Soares afinal ia mais além do que a que o ministro descreveu na Comissão de Inquérito. O governante e o ex-administrador da PT mantinham uma regular troca de e-mails, avança o Correio da Manhã.

Já não era sem tempo!


Todos os administradores do Taguspark, com excepção de um vogal, cessam as suas funções quinta-feira, no seguimento de uma assembleia-geral com os accionistas da empresa que gere o parque tecnológico de Oeiras.
A dissolução da administração foi decidida pelos accionistas, afastando assim os três administradores - Américo Thomati, João Carlos Silva e Rui Pedro Soares - que foram constituídos arguidos pelo Ministério Público por suspeita de corrupção passiva para ato ilícito.

Isabel Alçada explica hoje avaliação nos concursos de professores

A ministra da Educação, Isabel Alçada, é hoje ouvida na Comissão parlamentar de Educação e Ciência para explicar a consideração dos resultados da avaliação de desempenho no concurso de colocação de professores.

A presença da ministra, com carácter de urgência, foi requerida pelo CDS/PP e Bloco de Esquerda, tendo sido votada favoravelmente por todos os partidos da oposição e com a abstenção do PS.

03 maio, 2010

A nova versão do Messenger


A nova versão do Messenger conta com várias novidades. Youtube, Facebook, Myspace, Linkedin e Flickr vão fazer parte dos serviços disponíveis, permitindo o acesso e actualização das redes sociais sem que o utilizador precise de minimizar a janela do programa. Além disso será possível manter uma conversa com vídeo em alta definição e ecrã completo.

Cargo no Tagus negociado à beira de eleições


Para convencer o governador civil de Coimbra a ser candidato à autarquia, Rui Pedro Soares e Paulo Penedos prometeram-lhe lugar no Taguspark, caso perdesse as eleições autárquicas em Coimbra.

A conversa foi a 6 de Junho, quando se preparavam as listas de candidatos às eleições autárquicas. Henrique Fernandes, que acumula o cargo de governador civil com a presidência da concelhia do PS/Coimbra, recebeu então um telefonema do seu vice, Paulo Penedos. Este insistia para que se candidatasse – mas Henrique Fernandes, que é professor universitário na Fundação Miguel Torga, tinha «apenas um ano e pouquinho» para entregar a tese de doutoramento. E explicou: «Eu gostava era de uma coisa onde pudesse acabar o doutoramento. É uma questão de brio, sou um eterno doutorado adiado».

02 maio, 2010

Mãe

Palavras para a Minha Mãe

mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

lê isto: mãe, amo-te.

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

José Luís Peixoto

Solidariedade


António Guterres:
"Os países pobres são, muitas vezes, mais generosos do que os ricos — 80 por cento dos refugiados do mundo estão lá".




01 maio, 2010

Petição online exige que Inês de Medeiros renuncie ao mandato


Está a circular na internet uma petição para que a deputada Inês de Medeiros renuncie ao cargo de deputada. A iniciativa já angariou quase dez mil assinaturas

A deputada Inês de Medeiros foi eleita pelo círculo de Lisboa nas últimas eleições legislativas. Mas a deputada tem residência em Paris e tinha solicitado à Assembleia da República que pagasse as viagens que efectua para a capital francesa. A questão não é nova mas ganhou novos contornos.

Um grupo de «cidadãos da República Portuguesa» criou uma petição na internet com o objectivo de «exigir que a senhora Inês de Medeiros renuncie ao cargo de deputada o mais depressa possível!».

O grupo de cidadãos considera que os dinheiros públicos devem ser utilizados em prol «da generalidade dos portugueses», e que cabe ao Estado pagar as deslocações dos deputados ao estrangeiro «mas apenas e só quando estas disserem respeito ao exercício das suas funções parlamentares».

No manifesto disponível online pode ler-se ainda que «é imoral que, numa altura em que se pedem sacrifícios aos cidadãos portugueses, a senhora deputada Inês de Medeiros não seja capaz de pagar os seus desejos cosmopolitas do seu próprio bolso e espere que sejam os contribuintes a fazê-lo».

Progressos


Mariano Gago:
"A pirataria sempre foi uma fonte de progresso e de globalização".

O Ministro veio depois desmentir, dizendo que não tinha dito o que disse. Mas não restam dúvidas, como se comprova pela gravação das suas palavras, que foi efectivamente aquilo o que disse.