05 dezembro, 2009

Lisboa à frente de Londres... pelas piores razões


A capital portuguesa já é mais cara do que a britânica no que toca à compra dos bens de consumo mais comuns, revela um estudo internacional.
Pode ter sido por causa da diferença de preços de um litro de leite, de um café ou de um simples Big Mac. A verdade é que, este ano, Lisboa já é mais cara do que Londres para comprar os bens de consumo mais comuns. Segundo um estudo da PriceRunner International, empresa que compara preços a nível mundial, a capital portuguesa está no 14.º lugar, um acima de Londres, que este ano deslizou uma posição.
Comparando os preços dos 26 produtos de consumo mais populares em 33 países, a PriceRunner International elegeu Oslo (Noruega), Copenhaga (Dinamarca) e São Paulo (Brasil) como as cidades mais caras do mundo. Acima de Lisboa ficaram ainda diversas cidades da Europa Central e do Norte, mas também outras como Sydney (Austrália), Tóquio (Japão), Cidade do Cabo (África do Sul), Moscovo (Rússia) e Istambul (Turquia). Apesar de ser actualmente mais cara do que Londres, a capital portuguesa está, contudo, 1,6 por cento abaixo da média global dos 33 países. A líder da tabela - Oslo - está 35,4 por cento acima da média.

Sem comentários: