Sete anos depois da sua criação, a loja de música online iTunes vai finalmente entrar em guerra com um concorrente de peso: a Google pretende lançar uma loja concorrente a tempo das compras de Natal.
Mais concorrência significa guerra de preços, melhores serviços e maior facilidade de acesso a músicas digitais por parte dos consumidores que não fazem parte do universo da Apple (as músicas do iTunes só tocam em leitores iPod).
A filosofia da Google será diferente da que é seguida pela Apple: a gigante dos motores de busca acredita que o futuro está na "nuvem" (isto é, que todos os conteúdos são guardados e estão disponíveis online, por exemplo em plataformas como o Gmail e o Google Docs). Isso mesmo ficou patente quando a empresa comprou a Simplify Media, que permite sincronizar as músicas que os utilizadores têm guardadas no PC com os seus telemóveis Android. Na verdade, este é o grande objectivo da Google. Aliar a guerra dos telemóveis à guerra da música, apresentando uma alternativa cada vez mais credível ao iPhone e à bateria de serviços que a Apple tem à sua volta. É por isso que o serviço da Google não se limitará a vender músicas, mas também funcionará como um "cacifo" digital, a que se pode aceder a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer equipamento. No caso da Apple, é preciso ter acesso ao PC ou ao iPod em que estão alojadas as músicas.
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