07 março, 2010

Milhares de revoluções web



"Em cada minuto que passa, há vinte horas de vídeo que são colocadas nos servidores do YouTube. Mil e duzentos minutos de vídeo em cada minuto. Se quiséssemos reunir uma equipa capaz de visionar o material que lá fosse colocado de hoje em diante, teríamos de contratar mais de 5000 pessoas. E a equipa teria de ir crescendo.

E, em cada dia que passa, mais de mil milhões de vídeos do YouTube são descarregados e vistos por utilizadores em todo o mundo. Vídeos que vão desde uma interpretação da 6ª Sinfonia de Tchaikovsky pela Filarmónica de Berlim a um clip de um jovem sul-coreano no seu quarto a arrancar da guitarra eléctrica o cânone de Pachelbel. Ou um vídeo do cozinheiro britânico Jamie Oliver a explicar as maneiras de cozinhar arroz. Ou um documentário sobre as eleições birmanesas deste ano, filmado por activistas que combatem o regime.
(...)
A Web não fez uma revolução. Fez muitas revoluções. E não há muitos paralelos na História em termos de impacto - podemos pô-la a par do computador, da televisão, do telefone e do automóvel, para ficarmos pela era industrial",

Este é parte de um texto de José Vitor Malheiros escrito no Público de ontem, sábado, na celebração dos 20 anos deste jornal.


O resto do artigo pode ser lido aqui.


Sem comentários: