21 maio, 2009

Nos últimos 3 anos foram demitidos 26 professores



Vinte e seis professores foram demitidos nos últimos três anos na sequência de processos disciplinares. Com 21 casos, 2006 foi o ano em que houve um maior número de docentes com esta pena, a mais gravosa que pode ser aplicada a um funcionário.
A informação consta do relatório de actividades da Inspecção-Geral de Educação (IGE) relativo a esse ano. O balanço de 2008 ainda não está pronto, mas o Ministério da Educação adiantou ao PÚBLICO as penas mais graves: duas demissões e uma aposentação compulsiva. Em 2007, tinham sido cinco aposentações compulsivas e três demissões.
O último caso conhecido é o da professora da Escola EB 2,3 Sá Couto, em Espinho, que foi suspensa preventivamente no âmbito de um processo disciplinar por abordar questões sexuais de forma imprópria na sala de aula.
O secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), João Dias da Silva, diz que se trata "de um universo de 200 mil pessoas", considerando, por isso, os números pouco expressivos. "É normal haver incumpridores em qualquer profissão e estes estão sujeitos à aplicação de penas", diz o sindicalista, que avalia como "globalmente positiva" a acção disciplinar da IGE.

Fonte: Público

Sem comentários: