Sazonalmente, por esta época, somos brindados com a publicação do “ranking” das escolas. Desta vez foi a própria ministra que se atreveu a dizer que estes números são muito pobres pois dizem muito pouco das escolas e do seu trabalho. Vá lá.
O que constatamos de diferente este ano? No essencial nada. No acessório tudo. Mas o acessório é, nalguns casos, essencial.
A Escola de Pampilhosa da Serra lá continua, ano após ano, na cauda da lista. No topo a luta é renhida. Mas, é claro, que campeiam as escolas particulares. Pudera.
Como já tivemos oportunidade de escrever noutra ocasião estes números pouco nos dizem sobre a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Mostram sim que a composição dos corpos docente e discente são factores determinantes.
Como é que se "mede" a composição e a evolução do corpo discente? Através da avaliação, no início de um ciclo de estudos (por exemplo, no 10º ano), dos "inputs" e, posteriormente, no final do ciclo (em exames do 12º ano). Só assim é que poderemos ajuizar sobre o real contributo da escola e as mais valias que proporcionou. Porque se é certo que o patamar de entrada em que se situam os alunos do Colégio Mira Rio é necessariamente diverso do dos alunos de Pampilhosa da Serra, o mesmo é de esperar do patamar de saída. Assim, a questão que se coloca é: qual o grau de progressão que os alunos de ambas as escolas fizeram? Constatadas as diferenças iniciais, será então muito razoável concluir que a progressão de um valor em Pampilhosa é muito mais significativa que a de dois ou três valores no Colégio Mira Rio. Os alunos da Pampilhosa têm, de facto, de fazer um grande esforço para progredirem um valor; pelo contrário, os do Colégio Moderno quase nem necessitam de qualquer esforço para progredirem alguns valores. Isso faz toda a diferença. E não há escala que seja capaz de "medir" esse esforço.
Uma outra questão relativa ao corpo discente diz respeito ao número de alunos que ingressam, anualmente, em cada disciplina, no 10º ano e quantos chegam ao final do 12º ano, realizando as respectivas provas de exame. Através do acompanhamento de coortes de alunos para verificar o seu percurso escolar é que há condições para podermos fazer comparações. Porque escolas haverá que não querem correr o risco de "levar a exame" alunos que "lhes estraguem a média". Por isso os aconselham, ou pressionam, a desistir ou a anular a matrícula!
Por outro lado, o corpo docente desempenha igualmente um papel essencial. Mas que podem fazer as escolas públicas em relação aos professores que o Ministério da Educação lá colocou, e que têm um desempenho manifesta e visivelmente insuficiente? Rigorosamente nada, porque o sistema de avaliação do desempenho docente é uma mistificação! Assim, as escolas públicas têm que "aturar" "professores" que não querem, que são incompetentes e dos quais não se conseguem livrar.
23 outubro, 2005
O regresso dos rankings
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2 comentários:
Exmo Senhor... muito me desagrada o seu post sobre os rankings, ou acha que lá os exames, a matéria, os testes são diferentes em colégios particulares? Acha que os alunos não se esforçam tanto? Que tal voltar para a escola? No seu caso não sei se lhe faria algum bem...
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