22 julho, 2008

Ei-las: as cotas

O normativo ainda não foi publicado mas o Ministério da Educação já publicitou o conteúdo do despacho sobre as cotas.
Assim, as percentagens máximas para a atribuição das menções qualitativas de «Excelente» são de 5% e de «Muito Bom» situa-se nos 20%.
Estas percentagens podem melhorar (???)se a avaliação externa da escola tiver algum "Muito Bom" (podendo ir até 10% e 25%, respectivamente)!
A outra novidade é que as percentagens máximas se aplicam, em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, de forma independente a cada um dos seguintes universos de docentes:
a) Aos professores titulares que exercem funções de avaliação, com excepção dos coordenadores dos departamentos curriculares ou dos coordenadores dos conselhos de docentes, na situação prevista no artigo 37.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro;
b) Aos restantes professores titulares;
c) Aos professores;
d) Ao pessoal docente contratado.

Face à magreza das cotas serão muito poucos os que têm direito a Excelente. Ou, dito de um modo menos prosaico: vai sobrar para as CCAD descalçarem a bota de quem é que tem direito a quê.
Estes tipos sabem-na toda!

2 comentários:

Anónimo disse...

Na minha escola o CE tomou a decisão de avaliar todos os contratados com a nota qualitativa de Bom.

Claro que é a solução mais fácil, evita trapalhadas ao CE, reclamações por parte dos docentes que se sintam injustiçados e evita a assumpção de clareza nas posições do CE relativamente ao trabalho dos docentes da escola. Mas parece-me injusto porque alguns colegas, noutras escolas, puderam obter classificações superiores.

O que é que um contratado pode fazer para contestar CE preguiçosos que não fazem o seu trabalho de casa?

Parabéns pelo seu blog.

Gonçalo Simões disse...

É lamentável que se esteja a fazer isso. Não é a categoria por si que justifica a qualidade. Conheço muitos contratados que são bem melhores profissionais do que muitos titulares.
Este ano a classificação dos contratados é tão objectiva (assenta praticamente no grau de assiduidade) que não dá grandes hipótese de ser "aldrabada"... Ou então há por aí outras batotas...