05 dezembro, 2005

Avaliação formativa porque não?

Na sequência de uma reunião de grupo em que se discutiram questões relacionadas com a avaliação e em que fui "acusado" de dar excessiva ênfase à avaliação formativa, em detrimento da sumativa, partilho “L’évaluation démystifiée” de Charles Hadji.

Toda a avaliação formativa é uma avaliação informativa. E é este aspecto informativo que é a sua característica essencial. Na medida em que informa é formativa, quer seja instrumentada ou não, acidental ou deliberada, quantitativa ou qualitativa. Uma avaliação não tem que estar de acordo com qualquer modelo metodológico para ser formativa.

Uma avaliação formativa elucida os dois actores principais do processo. O professor, que é informado dos efeitos reais do seu trabalho pedagógico, pode, a partir daí, regular a sua acção. O aluno, não só fica a saber onde está, como pode tomar consciência das dificuldades que encontra de modo a ser capaz de reconhecer e corrigir os seus erros.

A avaliação formativa tem uma função “correctora”. Quer o professor quer o aluno devem poder “corrigir” a sua acção, alterando, em caso de necessidade, o dispositivo pedagógico. A avaliação formativa implica, para o professor, maleabilidade e vontade de adaptação. Um dos indicadores que nos permite reconhecer do exterior uma avaliação formativa é exactamente o aumento da variedade didáctica. Uma avaliação que não é seguida por uma alteração das práticas do professor tem poucas hipóteses de ser formativa. Por isso se compreende porque é que muitas vezes se diz que a avaliação formativa é contínua.


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo, ajude e publicite, Vila Viçosa - Património Mundial!!!

Vá ver ao Restaurador da Independência!!!

Muito obrigado!!!

Saudações Alentejanas!!!