28 julho, 2005

Os mundos de Carrilho

Henrique Monteiro no Expresso online:
Sendo Carrilho um distinto professor de Filosofia não é de mais pretender que ele pense e saiba que não pode ter um pé nas revistas cor-de-rosa e outro na política pura, onde se discutem ideias e projectos. Porque são dois mundos distintos, senão opostos. Os desastres de Carrilho começaram quando os tentou juntar.

27 julho, 2005

Moralidade

A classe docente tem sido, nos últimos tempos, o bode expiatório de todas as enfermidades do país. Para o efeito tem vindo a ser anunciado um rol de medidas...
A mais recente é a das acumulações. O limite é um máximo de 6 horas semanais para quem não tem qualquer redução da componente lectiva. Porque, existindo reduções, o número de horas diminui proporcionalmente.
Mas o que urge perguntar é: porquê esta preocupação com os professores do ensino básico e do secundário? E os do ensino superior? E os outros funcionários públicos? Podem todos acumular, não é?
Já há muito que tinhamos percebido que quando não há moralidade nem todos comem...

26 julho, 2005

Com s ou com ç? Faz toda a diferença...

Tirada do Clube dos Jornalistas:

"Sansões aos jornalistas. Sim ou não?
Debater publicamente temas da actualidade, é o objectivo". Sic
Já tínhamos percebido que os jornalistas são pessoas com uma força extraordinária, ou seja sansões ...

23 julho, 2005

Suspeitas

A Inspecção-Geral de Educação está a investigar 14 alunos que fizeram o exame de Matemática do 12º ano em Bragança, na escola secundária Abade Baçal, por suspeita de fraude.
Ao que consta, parece que os correctores dos exames estranharam que os resultados fossem óptimos na parte da escolha múltipla, o que não sucedia com o resto da prova.


Já se suspeitava que muita coisa acontece durante os exames...
Quantas mais Abade Baçal haverá por aí? Nunca o saberemos! E é isso que dói.

11 julho, 2005

e-quê?

Iniciei hoje, na FPCE, um curso de e-learning. Vai durar toda a semana. A sessão síncrona da noite, que era suposta funcionar com o elluminate, foi um fiasco, na parte que me toca.
Está confirmado: de noite todos os gatos são pardos!

O site do curso aqui.

02 julho, 2005

Pagar o vício
O governo chinês está a licenciar clínicas médicas para aplicar tratamentos literalmente de choque (que incluem muitas vezes choques eléctricos), para pessoas consideradas viciadas na Internet.
Há vícios que saem caros!!
Os autarcas modelo
ISALTINO Morais tem quatro pontos de vantagem em Oeiras sobre a candidata do PSD (e sua antiga número dois, Teresa Zambujo), de acordo com uma sondagem.
Enquanto isto - ou por causa disto? - O Departamento Central de Investigação e Acção Penal, liderado pela procuradora Cândida Almeida, está a passar a pente fino as licenças de construção atribuídas pelo Departamento de Urbanismo da Câmara de Oeiras durante a presidência de Isaltino Morais.
Mais a norte, em Gondomar, Valentim Loureiro deverá suceder a si próprio como presidente da Câmara, de acordo com a sondagem que o EXPRESSO publica esta semana, e uma vez mais com maioria absoluta.
Os vilões sabem perpetuar-se no poder.
Live 8

Em dez palcos - Londres, Cornualha, Berlim, Paris, Roma, Moscovo, Filadélfia, Barrie, Joanesburgo, Tóquio -, dezenas de artistas tocam hoje contra a pobreza em África.

Frenesi
Por estes dias, a movimentação de pessoas e de viaturas, na zona norte do Parque das Nações, tem sido de tal ordem que se assemelha à euforia do Euro 2004.
Só que desta vez a emoção é outra: o salão erótico de Lisboa está mesmo a transformar esta zona do parque das Nações numa hora de ponta...

01 julho, 2005

Boa gestão
Segundo o Independente de hoje, o ICEP cometeu um erro crasso numa campanha internacional de promoção das tecnologias de informação e da inteligência artificial desenvolvidas em Portugal. Anúncios publicados nas revistas “Time” e “The Economist” remetem os interessados para uma página da internet que pura e simplesmente não existe. Os dois anúncios custam 16 mil contos por semana.
Os números
Há alguns dias, o ministro das Finanças, Luís Campos e Cunha, negou em conferência de imprensa que a proposta de alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2005, conhecida como Orçamento Rectificativo (OER), contenha erros, admitindo apenas “incorrecções” num quadro do relatório que acompanha o documento...
Hoje, ficou a saber-se que o relatório da Comissão de análise da situação orçamental, conhecida como Comissão Constâncio, contém um "erro" numa soma de um quadro que uma vez corrigido conduz a um défice público, de 2005, de 6,72 por cento do produto interno bruto (PIB), em vez dos 6,83 por cento que constam do documento.
Com tanta gralha podemos concluir que afinal o desempenho dos alunos a Matemática não é assim tão mau! Ou melhor, está tudo ao mesmo nível.
Os números são mesmo a perdição deste país!
Feliz coincidência
Isaltino diz que estranha a coincidência de ter sido constituído arguído em plena pré-campanha eleitoral.
Coitado!