28 outubro, 2010

PayPal lança serviço para micro pagamentos

O serviço de pagamentos para a Internet PayPal apresentou um novo sistema destinado a pagar pequenas quantias on-line em bens digitais
Este novo sistema de micro pagamentos permite aos consumidores comprarem bens digitais e conteúdos em dois cliques, sem terem de sair do site onde estão.

Maioria dos lares portugueses tem banda larga

Portugal tem 58 por cento dos lares com acesso à Internet de banda larga.

27 outubro, 2010

O Tejo às 8 horas de hoje

Pombal económico da UE



Ileana Tacconelli, uma professora italiana demasiado sexy?




Uma biblioteca sem livros

Em vez de pilhas de livros organizados por prateleiras a perder de vista, há acesso a livros digitais. Em vez de uma ou outra mesa entre os armários, há salas e salas com mesas e espaços criados para leitura.

É esta a visão da Biblioteca do Futuro, já tornada realidade pela mão dos ateliês de arquitectura Studio Roelof Mulder eBureau Ira Koers na Universidade de Amesterdão, na Holanda.
A nova biblioteca da Universidade já foi vencedora do Dutch Design Award 2010, pela forma inteligente como se adapta à nova realidade virtual.

26 outubro, 2010

O fim à vista da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado

A proposta de Orçamento do Estado para 2011 prevê alterações curriculares, como a eliminação da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado, medidas que visam a racionalização de recursos no sector, mas também a redução da despesa.
"O Estudo Acompanhado continuará a ser oferecido, mas no quadro de uma gestão mais flexível, para que a oferta se dirija aos alunos que têm efectivas necessidades de apoio e acompanhamento por parte dos professores", afirma o Ministério da Educação.
"O impacto da Área Projecto nos resultados de aprendizagem não ficou demonstrado em vários estudos que se realizaram sobre esta matéria. Acresce que a metodologia de projecto pode e deve ser usada no âmbito de cada disciplina", afirma o gabinete da ministra Isabel Alçada, na mesma nota.

25 outubro, 2010

Fundamentalismos

O regime iraniano impôs restrições ao ensino de algumas disciplinas nas universidades do país, nomeadamente, estudos sobre a mulher e direitos humanos, argumentando que têm «bases ocidentais».

Nápoles: roupas e palavrões

Numa cidade costeira da província de Nápoles, Castellammare di Stabia, vota-se esta segunda-feira um novo regulamento da Polícia Municipal que prevê multas até 500 euros a quem usar vestidos demasiado decotados ou mini-saias excessivamente curtas.

O novo regulamento, considerado um "decálogo" das boas maneiras pelo autarca da cidade, Luigi Bobbio, define coimas entre os 25 e os 500 euros para quem andar de fato de banho pelas ruas, for apanhado a dizer palavrões em lugares públicos ou usar vestidos demasiado curtos.

24 outubro, 2010

Biblioteca Fernando Pessoa online

A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa está desde ontem online.
A digitalização deste espólio e a sua disponibilização online resulta de uma parceria entre a Fundação Vodafone e a Casa Fernando Pessoa e irá permitir o acesso ao legado do escritor em qualquer parte do mundo.
Esta é a primeira biblioteca portuguesa a ser integralmente digitalizada, e conta com 1140 volumes, para além de uma colecção de manuscritos (ensaios e poemas) deixados pelo próprio Fernando Pessoa.

Link para a Biblioteca



A Fnac vai lançar leitor de livros electrónicos

A Fnac vai lançar em Novembro um leitor de livros electrónicos. Para já o dispositivo apenas está previsto para o mercado francês
FnacBook é o nome do leitor de eBooks apresentado pela cadeia francesa, que pretende lançar o dispositivo já em Novembro, inicialmente apenas em França.
Quando o leitor de livros electrónicos chegar ao mercado, virá acompanhado com um catálogo de 80 mil títulos, na sua maioria em francês.



Calcular o salário em 2001

Aplicação






23 outubro, 2010

Isto é que vai uma crise!


A top model brasileira Adriana Lima vai exibir um sutiã decorado com 3000 pequenas pedras preciosas, no desfile de moda da Victoria's Secret, em Nova Iorque, a 30 de Novembro.
Esta peça de lingerie está avaliada em dois milhões de dólares (€1,4 milhões), e contém diamantes, topázios e safiras.

21 outubro, 2010

Excesso de zelo


Para poder controlar e registar as saídas e entradas de dois funcionários, a Junta de Freguesia de Coração de Jesus, no concelho de Viseu, decidiu adquirir, por aluguer, um aparelho de reconhecimento por impressão digital. Somando as 48 prestações mensais de 108 euros, a junta irá gastar, ao todo, 5184 euros ao longo dos próximos quatro anos.

20 outubro, 2010

Extinções virtuais


São pelo menos nove os organismos que o Governo anunciou que iria extinguir no próximo ano e que, afinal, já não existem ou cujo encerramento já estava previsto para este ano. Da lista de 50 organismos, cerca de 18% são, assim, extinções 'virtuais' - em 2011 já não existiriam, ou não deviam existir, por ordem do Governo.

Concurso de professores não será realizado em 2011


"A situação que vivemos actualmente impede o ministério de realizar o concurso extraordinário de docentes em 2011, mas serão colocados todos os docentes necessários nas escolas", disse Isabel Alçada durante uma audição da Comissão de Educação.

Bailarina robótica




A rede


Até ao final deste ano mais de 2 mil milhões de pessoas vão ter acesso à Internet, o que representa quase um terço da população mundial.

Em Portugal, a percentagem de empresas com presença na Internet em 2009 era de 47,3%. Em 2003 essa percentagem era de 25,8%.

Por sua vez o número de SMS triplicou nos últimos três anos, ultrapassando os 1,8 biliões registados em 2007, tendo atingido no início de 2010 a assombrosa parcela de 6,1 biliões.
A cada segundo, são enviadas cerca de 200 mil mensagens escritas (SMS)



Lobbies


O sector da indústria farmacêutica declarou um volume de negócios que ultrapassou os 5300 milhões de euros entre 2005 e 2007, mas o que pagou, para efeitos de IRC, ficou "aquém dos nove milhões de euros", de acordo com um relatório de auditoria da Inspecção-Geral de Finanças.

19 outubro, 2010

BB


Brigitte Bardot, atriz e defensora dos direitos dos animais, pretende candidatar-se à Presidência francesa nas eleições de 2012.
Na carta que escreveu a Nicolas Sarkozy, dando-lhe conta da sua intenção, afirmou: "Alguém tem de ocupar-se dos animais".

E quem é que se ocupa das pessoas?


Um blog de denúncias


Movimento Escola Pública


18 outubro, 2010

Assim vai a crise....


Em Portugal, o número de assinaturas de telemóvel em 2008, era de 14.909.595 para uma população residente de 10.627.250.


17 outubro, 2010

A vassourada

Vasco Pulido Valente, Público

O Governo entregou um Orçamento incompleto no último minuto. Os queixumes, como se esperava, foram gerais. A classe média - da classe média baixa à classe média alta - vai pagar a crise, como suspeitavam e agora proclamam, com indignação, os jornais de referência. Não se percebe o escândalo e a surpresa. A classe média que por aí anda - é necessária a paciência de repetir - não passa de uma emanação, torpe e maligna, do Estado democrático. A administração central e a administração local inventaram maneiras de a criar (e lhe pagar), a troco da fidelidade e do voto, para não fazer nada de útil e principalmente de produtivo. Desde o princípio que os partidos vivem dela e que ela, inerte e incapaz, tornou o país num covil de parasitas sem vergonha ou carácter. O desaparecimento do funcionalismo directo ou indirecto (ou, pelo menos, de quatro quintos dele) não prejudicaria ninguém.

Conheço pessoas que o PSD e o PS (e até o PC) a seu tempo instalaram em altas posições que mal sabem ler e, definitivamente, não sabem escrever. Conheço pessoas que se dedicam antes de mais nada a justificar a sua injustificável existência, pelo curioso meio de aumentar a "verba" e o pessoal do departamento onde por acaso caíram, com o único propósito de promover o seu estatuto, espatifando zelosamente o que lhe dão. Vejo dia a dia a obra das câmaras, que pouco a pouco se tornou num exercício de extravagância, megalomania e, desconfio, em muitos casos de puro latrocínio. Podia fazer uma longa lista da gente que o Estado persiste em sustentar em nome de actividades sem espécie de justificação possível. Como podia fazer uma longa listas dos "negócios" em que se meteram milhões, em exclusivo benefício de interesses que não sofrem descrição.

Que todo este mundo se afunde e desapareça, com os seus cartões de crédito de "representação" e os seus carros de empresa, com as suas casas no Recife e as suas férias na Tailândia não me comove. Portugal precisa duma grande vassourada e a tragédia será que a crise poupe (e talvez poupe) esta piolheira. Ontem descobri num restaurante que já se festeja intensamente o Natal. A degradação a que a nossa classe média chegou não se cura com menos de uma catástrofe. O primeiro-ministro, José Sócrates, não é um acaso, é um símbolo: o símbolo da vacuidade, da ambição e do oportunismo que o regime permitiu e protegeu.

16 outubro, 2010

Presságios


O Orçamento "mais importante dos últimos 25 anos" chegou tarde e incompleto.

Governo acaba com área de projecto

Do Conselho de Ministros desta quinta-feira saiu um decreto-lei que põe fim à área de projecto nos 2.º e 3.º ciclos do básico e permite às escolas ter aulas de 45 ou 90 minutos.
O Governo chegou à conclusão de que a área de projecto é «ineficaz». E decidiu retirá-la «do elenco de áreas curriculares não disciplinares».
No entanto, o comunicado que anuncia este decreto-lei não explica quando poderá entrar em vigor esta medida nem de que forma serão reorganizados os horários já existentes este ano lectivo.




12 outubro, 2010

Determinação

Liu Wei, um jovem músico, que perdeu os braços num acidente em criança, ganhou o concurso China s Got Talent ao tocar em piano a sua versão da música You're Beautiful de James Blunt, com uma audiência que encheu o Estádio de Xangai.




06 outubro, 2010

Google compra BlindType

O motor de busca adquiriu uma empresa que facilita a escrita no ecrã. Nem é necessário estar a olhar para escrever sem erros.

Professores vão aprender a gerir conflitos

A formação de 225 professores para a prevenção da violência e gestão de conflitos nas escolas é o objecto do protocolo de cooperação hoje celebrado entre o Ministério da Educação e a Universidade de Coimbra. Uma medida que João Amado, coordenador científico do curso e investigador na área da indisciplina escolar, considera "essencial, embora insuficiente".

03 outubro, 2010

Orçamento participativo

Decorre durante o mês de Outubro a fase de votação nos projectos para a cidade no âmbito do Orçamento Participativo 2010/2011.

Estará disponível on line, no site do orçamento participativo (www.cm-lisboa.pt/op), a lista dos projectos submetidos a votação, elaborados a partir das propostas apresentadas pelos cidadãos na primeira fase do OP.

Tal como nos anos anteriores, a votação decorre on line, através do site do OP, mediante registo do participante. Assim, se ainda não o fez, faça o seu registo no site do orçamento participativo e escolha o seu projecto para a cidade. Se preferir, poderá participar numa Assembleia de Voto, utilizar o Autocarro do OP ou um dos espaços municipais com acesso gratuito à Internet para votar. Veja como no site do OP.

Para qualquer esclarecimento poderá contactar a CML, Direcção Municipal de Serviços Centrais, através do dos telefones 21 798 82 20 / 21 798 94 46 / 21 798 95 04 ou consultar o sítio Web www.cm-lisboa.pt/op.

Participe. Decida.