31 março, 2010

Bélgica penaliza uso do véu islâmico integral


A Bélgica cumpre hoje uma etapa decisiva para banir o véu islâmico integral no “espaço público”. Com o projecto apoiado pelos cinco partidos da coligação de Governo, o país será o primeiro da Europa a penalizar o usa de burqa (peça de vestuário que cobre o corpo e o rosto, com uma rede nos olhos) ou de niqab(véu que
deixa os olhos a descoberto) na rua.

Segundo um texto que a Câmara dos Deputados vai votar (e que ainda terá de ir a uma comissão e regressar ao plenário em Abril), quem “se apresente no espaço público de rosto tapado ou dissimulado, total ou parcialmente, por uma peça de roupa de forma a que não possa ser identificado” será punido com multa e prisão até sete dias. “Espaço público – precisa o texto – são as ruas, os jardins ou os edifícios onde são prestados serviços públicos.

Na mouche


João Cravinho:
"A corrupção política anda à solta"

30 março, 2010

Alunos não chumbam automaticamente por excesso de faltas, diz a ministra


Os alunos com excesso de faltas não vão reprovar automaticamente, desde que provem que sabem, disse a ministra da Educação, a propósito do novo Estatuto do Aluno.

Ouvir a notícia na TSF

Bullying: Escolas que denunciam violência são penalizadas na avaliação externa - confederação de pais


A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) alertou hoje que as escolas que denunciam actos de violência "são penalizadas na avaliação externa".

Se isto é verdade... não é muito grave. É gravíssimo!

29 março, 2010

Microsoft transferiu 1,3ME para a fundação que gere o Magalhães

A Microsoft transferiu para a Fundação para as Comunicações Móveis (FCM) 1,8 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) para apoiar a produção de conteúdos, disse hoje o ex-director geral da empresa, Nuno Duarte.

É muito milhão para tão poucos conteúdos, como é o caso daqueles que aparecem no portal das escolas...

28 março, 2010

Negócio





A frase do Vice Presidente Joe Biden, a propósito do acordo sobre a saúde, deu origem a um grande negócio!

Provedoria abre processo à Parque Escolar

A Provedoria de Justiça vai abrir um processo para analisar os procedimentos adoptados pela Parque Escolar (PE) relativamente às contratações das equipas projectistas feitas no âmbito do projecto de requalificação e modernização das escolas secundárias.

A decisão foi tomada na sequência de uma exposição apresentada há dias por um grupo de arquitectos que questiona os critérios seguidos por aquela empresa pública. Insurgem-se contra "a total ausência de critérios públicos nas escolhas das empresas objecto de adjudicações" e pedem transparência.

26 março, 2010

20 anos de prisão para autor da maior fraude informática dos EUA


Albert Gonzalez, o cracker de Miami envolvido naquele que é considerado o maior caso de roubo de identidade e fraude com cartões de crédito dos Estados Unidos, foi condenado a 20 anos de prisão pelo tribunal de Boston, EUA.

O informático de Miami chegou aos dados violando o acesso às bases de dados de cinco empresas. Os alvos foram escolhidos a partir da lista das 500 maiores empresas do mundo, anualmente publicada pela Fortune.

A golpaça de Costa Neves



Segundo um relatório elaborado pelos serviços da Assembleia da República, «um deputado [Costa Neves] está a receber, por residir nos Açores e ter sido eleito por Castelo Branco, uma verba semanal de 1.066 euros».

De acordo com a lei, os deputados têm direito a ‘subsídio’ para despesas de transporte. Em duas vertentes: da residência para a Assembleia da República (à razão de 40 cêntimos por quilómetro, a tarifa em vigor para a administração pública), mas também para o cumprimento de trabalho político no círculo para o qual foram eleitos.

Tendo residência nos Açores e trabalho político em Castelo Branco, o vice-presidente da bancada do PSD supera em ajudas de custo qualquer outro parlamentar dos círculos nacionais.


Propostas de alteração ao Estatuto do Aluno são discutidas e votadas hoje


O Parlamento discute e vota hoje dois projectos de lei do CDS/PP e do PSD de alteração ao Estatuto do Aluno, numa altura em que o Governo está a finalizar a revisão do diploma.

Já não era sem tempo!

25 março, 2010

Facebook: viciados e sífilis

Notícia do Jornal I online

Os sintomas da privação são semelhantes aos de uma ressaca de nicotina, álcool ou comprimidos.

No momento em que começam a abrir clínicas para tratar viciados em Facebook, percebemos que algo de muito importante está a acontecer na maior rede social da internet. Com mais de 400 milhões de utilizadores em todo o mundo, a rede criada por Mark Zuckerberg atingiu um estatuto de obsessão social.

Ainda sobre o facebook há, no mesmo jornal, uma outra notícia inquietante:
Facebook relacionado com aumento de sífilis no Reino Unido.


Os viciados estão a ficar sifilíticos????

24 março, 2010

Vaja... quê?


Depois da actriz Jennifer Love Hewitt ter dado a conhecer o seu gosto em decorar a sua vagina com cristais, a chamada Vajazzling passou a ser uma prática mais falada.
A actriz descreveu o efeito final como "uma bola-de-espelhos numa discoteca", aconselhando outras mulheres a fazer o mesmo.

Será que pega??? E o preço compensa?

Mourinho é o treinador mais bem pago do Mundo


Um estudo publicado pela revista France Football revela que o treinador português José Mourinho, ao serviço do Inter de Milão, é o treinador mais bem pago do Mundo com rendimentos a rondar os 13 milhões de euros anuais.

Há acordos... e acordos


Na cerimónia da assinatura histórica pelo Presidente Obama das novas medidas da política de Saúde, o vice-presidente Joe Biden, enquanto apertava a mão a Obama, afirmou: «It's a big fucking deal».

Fundações

António Coimbra, presidente executivo da Vodafone, disse hoje que a criação da Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), que gere os programas e.escola e e.escolinha, foi proposta pelo Governo, o contrário do que tinha afirmado Mário Lino.

22 março, 2010

Uma nova etapa


O Presidente Obama pode reclamar um extraordinário feito político que iludiu os seus antecessores nos últimos cem anos: a assinatura da mais profunda reforma do funcionamento do sistema de saúde.

20 março, 2010

Inteligência colectiva: a sabedoria que vem da Net


Sabia que um grupo consegue tomar decisões mais inteligentes do que os seus elementos individualmente? António Câmara, professor universitário e director executivo da Ydreams explicou como e porquê, numa conferência na Culturgest.


Manuel Alegre


Alegre, a propósito do PEC:

"O esforço de contenção que é pedido aos portugueses é desigualmente distribuído...
(...)
Não é moralmente aceitável impor o congelamento dos salários na função pública, enquanto gestores de empresas com capitais públicos, recebem milhões de euros de prémios e de benefícios. É um escândalo para a saúde da República".

Yoani Sanchez

Yoani Sánchez reside em Cuba. É licenciada em Filologia. É uma das vozes críticas do regime através do seu blog.

O emergente movimento das "mães brancas" está a transformar-se num verdadeiro rastilho.

19 março, 2010

Limpar Portugal


20 de Março de 2010. Vamos a isso!

Já há mais de 100 mil voluntários.

Alterações ao ECD


O Ministério da Educação decidiu retirar as alterações que apresentou esta semana ao Estatuto da Carreira Docente, muito contestadas pelos sindicatos de professores, com o intuito de terminar rapidamente o processo de revisão daquele diploma.

18 março, 2010

Governo aprova medidas contra bullying

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros uma proposta de lei, para combater o bullying nas escolas. As novas regras vão permitir suspender de forma imediata alunos agressivos, durante o tempo em que decorrer o processo disciplinar....

Problemas de identidade


José Sócrates ou José Trocas-te?



17 março, 2010

Novas redes sociais

Redes com temáticas para todos os gostos:

Dailybooth.com
Failin.gs.com
6dgr.com
Blippy.com
Naymz.com
Foursquare.com

Concurso de professores com novas regras?

O Ministério da Educação entregou aos sindicatos um projecto de lei da nova estrutura da carreira docente que prevê o fim dos concursos dos professores, quebrando o acordo com aquelas estruturas, já que este tema nunca tinha sido negociado, disseram hoje os sindicatos.

15 março, 2010

Fundamentalismos



Ayman Najafi, de 24 anos, consultor de marketing, e Charlotte Adams, de 25, agente imobiliária, estavam a jantar num restaurante no Dubai. Um simples beijo foi o suficiente para agora serem condenados a um mês de prisão.

14 março, 2010

Museu da Cidade permitirá conhecer Lisboa pré-terramoto


O Museu da Cidade vai mostrar «em breve» como era Lisboa antes de 1755, através de uma aplicação informática 3D, que permitirá passear virtualmente por ruas e entrar em alguns monumentos que o terramoto destruiu.


Rezar na Internet

Trata-se de um novo serviço lançado na Internet: a possibilidade de rezar.
A iniciativa é dos jesuítas. Cânticos, textos bíblicos e de reflexão.


13 março, 2010

Concorrentes ao novo Magalhães

Foram entregues ao Ministério da Educação cinco propostas para o fornecimento dos computadores ultra-portáteis que serão distribuídos pelos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. O concurso internacional terminou ontem e apenas uma das propostas não é de empresas portuguesas.
Em causa está o fornecimento de 250 mil computadores ao longo dos próximos três anos.

A JP Sá Couto, responsável pelos Magalhães, já há muito tinha garantido que ia participar. Estão ainda na corrida as empresas portuguesas Prológica (com duas propostas) e Inforlândia (dona da marca de computadores Insys). Já a taiwanesa Acer juntou-se à alemã Bechtle Direct para entrar no concurso. Não há data marcada para anunciar o vencedor.

Internet: um direito fundamental

Chegamos a dedicar-lhe mais de 13 horas por semana. Usamo-la para procurar informação e comunicar. Acreditamos que é nela que vamos encontrar "aquela" pessoa que nos vai fazer felizes. Mas, ao mesmo tempo, tememo-la.
Estamos a falar da Internet, que quatro em cada cinco adultos consideram que devia tornar-se um "direito fundamental", como já acontece em países como a Finlândia e a Estónia.

11 março, 2010

Depois da casa roubada....


A ministra da Educação anunciou hoje que vai apresentar um diploma para reforçar os poderes dos directores de escola para que os alunos agressores possam ser suspensos imediatamente logo após a ocorrência da agressão.

Foi necessária a morte do Leandro...

Sindicatos acusam Alçada de «não fazer trabalho de casa»

Sindicatos e ministra da Educação deviam sentar-se hoje à mesa para discutir o Estatuto da Carreira e a avaliação dos professores. Mas Isabel Alçada ainda não fez chegar as suas propostas aos sindicalistas, que falam agora numa «verdadeira confusão» nas escolas.

10 março, 2010

Visitas virtuais

O Ministério da Cultura disponibilizou visitas virtuais em 3D a alguns museus e monumentos neste site.
Em relação a cada um dos monumentos, clicar , do lado direito, em "Visita virtual" e não perder também o "Roteiro 3D".

09 março, 2010

Aumento da idade da reforma na função pública antecipado “dois ou três anos”

A idade de reforma dos funcionários públicos vai aumentar para os 65 anos já em 2012 ou em 2013 e não em 2015 como estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito hoje pelo ministro das Finanças no final da reunião com os parceiros sociais, para lhes apresentar as linhas gerais do Programa de Estabilidade e Crescimento.

Só faltava mais esta!

Quatro em cinco adultos considera Internet um "direito fundamental"

Quatro em cada cinco adultos no mundo inteiro consideram que o acesso à Internet é um direito humano fundamental, conclui uma sondagem feita para a BBC em 26 países e publicada hoje.

O estudo, realizado pela GlobeScan, apurou que 87 por cento daqueles que já acederam à Internet consideram que estar ligado à rede é "um direito fundamental para todos" e 71 por cento dos que não usam este recurso consideram que deveriam ter acesso à Internet.

É na Coreia do Sul que existe a maior percentagem de pessoas a considerar o acesso à Internet como um "direito fundamental" (96%), revela uma sondagem feita para a BBC em 26 países.

08 março, 2010

No dia da mulher...







Neste memorável livro, Cindy Meston e David Buss esmiúçam as 237 razões pelas quais as mulheres têm sexo.
Mas 237 razões... é obra! É a complexidade feminina no seu auge.







07 março, 2010

Milhares de revoluções web



"Em cada minuto que passa, há vinte horas de vídeo que são colocadas nos servidores do YouTube. Mil e duzentos minutos de vídeo em cada minuto. Se quiséssemos reunir uma equipa capaz de visionar o material que lá fosse colocado de hoje em diante, teríamos de contratar mais de 5000 pessoas. E a equipa teria de ir crescendo.

E, em cada dia que passa, mais de mil milhões de vídeos do YouTube são descarregados e vistos por utilizadores em todo o mundo. Vídeos que vão desde uma interpretação da 6ª Sinfonia de Tchaikovsky pela Filarmónica de Berlim a um clip de um jovem sul-coreano no seu quarto a arrancar da guitarra eléctrica o cânone de Pachelbel. Ou um vídeo do cozinheiro britânico Jamie Oliver a explicar as maneiras de cozinhar arroz. Ou um documentário sobre as eleições birmanesas deste ano, filmado por activistas que combatem o regime.
(...)
A Web não fez uma revolução. Fez muitas revoluções. E não há muitos paralelos na História em termos de impacto - podemos pô-la a par do computador, da televisão, do telefone e do automóvel, para ficarmos pela era industrial",

Este é parte de um texto de José Vitor Malheiros escrito no Público de ontem, sábado, na celebração dos 20 anos deste jornal.


O resto do artigo pode ser lido aqui.


L' Homme qui aimait les femmes - François Truffaut






06 março, 2010

Bullying



Chamava-se Leandro Filipe e tinha 12 anos. Atirou-se ao rio Tua porque sofria violência física e psicológica por parte dos colegas de escola.

Que tipo de escola é esta que estamos a criar, que deixa que os seus alunos acabem com a vida aos 12 anos?

05 março, 2010

Futurologia: os computadores de secretária vão ser irrelevantes dentro de três anos



John Herlihy, o "patrão" da Google na Europa disse que dentro de três anos os dispositivos móveis vão ser o suporte principal de acesso a conteúdos e a entretenimento.
A opinião de John Herlihy foi expressa na conferência Digital Landscapes, que decorreu na Irlanda, notícia o The Register. O vice-presidente da Google e responsável máximo da empresa na Europa é da opinião que a entrada da Google no mercado dos telemóveis através do Android veio reforçar a missão da empresa: "tornar a informação universal".

Segundo Herlihy, "os computadores de secretária vão ser irrelevantes dentro de três anos". Para justificar esta opinião, o responsável da Google referiu que "no Japão a maioria da pesquisa já é feita através de smartphones e não de PCs".


Abraça a vida





04 março, 2010

Ser o que se é



Pedro Lomba, Público

As eleições internas do PSD estão, como se antevia, fortemente bipolarizadas. Continuarão bipolarizadas até ao fim, por muito que Aguiar Branco, um senhor respeitável e competente, tente em vão dar sinais de vida. Havia por isso alguma expectativa, exagerada como são sempre todas as expectativas, para o debate entre Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho anteontem na SIC Notícias.

Um debate é apenas um debate. Este não correu bem a Paulo Rangel, que esteve defensivo e cauteloso em demasia. Desgraçadamente para ele, também não correu bem a Passos Coelho, que, com os seus maneirismos, as falas decoradas e a agressividade metida a despropósito, numa tentativa forçada de se sobrepor a Rangel que apenas serviu para expor o seu sentimento de inferioridade, confirmou a principal crítica que lhe tem sido feita: a de que é um político sem espessura, sem pensamento próprio, que tenta a todo o custo fazer-se passar pelo que não é.

Nesta coluna, devo notar, não faço parte do clube dos "analistas" e menos ainda dos politólogos-comentadores, muito em voga nos nossos dias, que entre citações do último jornal da Universidade de Helsínquia, sustentam opiniões tão políticas, subjectivas (e por isso discutíveis) como todas as outras. O meu critério é claro: defendo aquilo em que acredito e critico aquilo em que não acredito. Não há distanciamento, nem objectividade possível. Exerço o meu direito a ser saudavelmente tendencioso. E, nesta eleição do PSD, se fosse militante, eu não hesitaria: escolheria Paulo Rangel. E até avanço porquê: pela primeira vez desde que tenho memória na vida política portuguesa, encontro um político no centro-direita (tirando Paulo Portas) que se formou, educou e politizou autonomamente fora das querelas infecciosas que minam aquele partido.

Quando afirmo que Passos Coelho se faz passar pelo político que manifestamente não é, ocorrem-me vários exemplos deste estilo. Eis um político que tenta em permanência transmitir uma imagem, uma experiência, um perfil de renovador, apresentando-se sempre na sua suposta frescura e juventude, como se fosse um outsider, mas que, na verdade, anda metido na política desde a adolescência e interiorizou todos os seus vícios e dependências. Mudar o quê?

Eis um político que quer liderar um partido, que aspira a ser oposição a José Sócrates, mas manteve com ele no último ano e meio uma relação de cumplicidade tácita, fazendo mais oposição interna do que externa e silenciando-se num conjunto de questões centrais. Eis um político que deseja vender a ideia de que possui um percurso profissional autónomo quando, sejamos claros, tem atrás dele a figura tutelar de Ângelo Correia. Mudar o quê?

Eis um político que que tenta passar um ar juvenil, ágil e "moderno" nas entrevistas, dizendo que leu isto e fumou aquilo; que descobriu aos 45 anos e qualquer coisa que era "liberal", depois de nunca lhe ter sido conhecida uma ideia e maturação política em décadas de "carreira" partidária. Eis um político que promete mudança e sangue-novo, mas que surge aliado ao pior do aparelhismo, do menezismo, do marco-antonismo e outros ismos, mais desse grande mentor de rotundas que é Fernando Ruas. Sim, mudar o quê?

Quase seis anos de José Sócrates deveriam ser a nossa vacina contra a plastificação na política. Não tivemos já que chegue de políticos postiços, com os seus guiões que eles repetem sem perceber, o seu comércio de poses em público, o estilo de autómato, aquele profissionalismo mediático que é no fundo um disfarce de coisa nenhuma? Não tivemos disso que chegue? Pode ser que continuem a querer disso, até acordarem no dia seguinte vítimas de uma ilusão que deixaram passar.

02 março, 2010

Falta de motivação dos alunos



Entre causas e consequências, Arlindo Martins procura explicar o lugar charneira da motivação no processo de aprendizagem.
Aqui

ELO SOCIAL



A Associação ELO SOCIAL presta diversos serviços, através do Emprego Protegido, a custos reduzidos e de qualidade garantida.

Entre eles, têm a Secção de Carpintaria, Estofamento e Restauro.

Sofás e cadeiras que necessitem de ser estofados e consertados podem entregar-lhes esse trabalho com a certeza de que vos irá surpreender quanto à qualidade e preço. Neste momento, por falta de adequada divulgação estão quase sem trabalho - daí estarem a fazer uma promoção na redução do seu preço de tabela até 30%!

Para aqueles que residam na área de Lisboa, eles vão a casa gratuitamente buscar e entregar, como apresentam orçamento para a reparação.

Trabalham igualmente para empresas.

Peço que divulguem também esta mensagem junto dos vossos amigos e conhecidos.