30 junho, 2008

Formação sobre avaliação do desempenho

Diziam que não havia, mas aí está ela, a formação. Neste caso sobre avaliação do desempenho docente.
A julgar pelos tópicos dos diversos tipos de sessões é sempre mais do mesmo.
As dúvida que ficam e que só o tempo ajudará a dissipar são estas:
- qual é o perfil dos formadores?
- de que lado da barricada é que estão?

Parece que ainda há muita gente que se vende por um prato de lentilhas!

26 junho, 2008

A mortalidade da nação

A propósito do hino nacional e da nação valente imortal...uma parte da crónica de Miguel Gaspar no Público de hoje:
"Há, evidentemente, uma dimensão identitária que desperta. As bandeiras que ficam nas janelas depois das derrotas significam a vontade de pertencer a qualquer coisa e de ser reconhecido. E é normal o prazer de um jogo, o sentimento de fazer parte de uma comunidade e gostar de vencer. Normal, fugaz e momentâneo. Quando a partir daqui se começa a construir o discurso da "unidade" dos portugueses ou a projectar em 11 jogadores de futebol as "glórias" da nação, passou-se para o domínio da alienação pura e simples. Da alienação e do vazio.
A volatilidade deste fenómeno mostra como esse suposto nacionalismo é ilusório, mas também como não existe uma ideia moderna de Portugal. Pedimos emprestadas ao passado as narrativas em que a história da "pátria" é descrita como épica ou decadente e como se o jogo da bola devolvesse a grandeza perdida e imaginária do império. A ideia do "optimismo" que supera o "complexo de inferioridade" nacional prolonga essas narrativas gastas. Mas para sermos modernos, não faz sentido resgatar a nação valente. Basta pensarmos que um chuto na bola é um chuto na bola. E nada mais do que isso".

Calendário escolar 2008/09

Aguarda publicação em DR o despacho que define o calendário escolar para o próximo ano lectivo. As aulas iniciam-se entre 10 e 15 de Setembro, e terminam a 9 de Junho.
A "grande" novidade é a introdução do dia do diploma: dia 12 de Setembro. É lamentável que se continue a "copiar" dos outros países aquilo que menos importa.

24 junho, 2008

Concurso para professor titular e impressos

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 104/2008, D.R. n.º 120
que estabelece o regime do concurso e prova pública de acesso para lugares da categoria de professor titular.
Foi também publicado o despacho 16872/2008, com os impressos relacionados com a avaliação do desempenho. Constata-se que ficou tudo na mesma!

22 junho, 2008

e-escola

Sócrates anunciou hoje que o programa e-escola (computadores portáteis e acesso à Internet) se vai alargar, no próximo ano lectivo, aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.
Inicialmente previsto para os alunos do 10º ano,a iniciativa viria a alargar-se, no corrente ano lectivo, aos alunos do 11º e 12º anos.
A impressão que fica é que não se têm vendido tantos portáteis como as empresas esperavam, e daí o alargamento.

21 junho, 2008

... e o burro sou eu?




Já há muito que era previsível, que se intuía....
Mas a imagem é elucidativa, e ficará para a posteridade, provando que Ricardo é mesmo bom a fechar os olhos.
É caso para perguntar: afinal quem é o burro? Quem é escolhido ou quem escolhe?

Premiar a incompetência

Segundo a revista Visão o Conselho de Gerência da CP acaba de adquirir dois Mercedes 220 CDI, que custam, cada um, a módica quantia de 70 mil euros.
Convenhamos que é um bom prémio de gestão para uma empresa que nos dois últimos anos apresentou um défice de 376 milhões de euros....

18 junho, 2008

Firefox: download day

A aposta da Mozzila era bater hoje o recorde de downloads, com a versão 3 do Firefox.
O número de downloads em 24 horas foi superior aos 8 milhões. O que prova que o software livre está de vento em popa. E o IE que se cuide!
Mais notícias aqui

08 junho, 2008

Ainda (e sempre) as cotas

o Conselho Nacional de Educação, órgão consultivo do Ministério da Educação,
afirmou num recente comunicado: "Desaconselha-se, pelo menos nesta fase, qualquer ligação entre os resultados da avaliação das escolas e punições dos seus agentes individuais, designadamente a quota de professores titulares e de atribuição de escalões mais elevados na atribuição de professores".
Como se sabe não é esta a perspectiva Ministerial.

02 junho, 2008

O ópio do futebol

Os diversos canais televisivos estão a promover um tom excessivamente épico em torno da selecção nacional. A euforia e o tempo de antena são perfeitamente anormais.
Porque é que as televisões não mobilizam o país para algo que não seja tão volátil? Não haverá causas verdadeiramente nacionais?
Enquanto nos inebriamos e enquanto nos anestesiam com futebóis lá se vão esquecendo valores mais altos e realidades menos próprias.