29 abril, 2008

O regresso da dama de ferro

Ei-la. Manuela Ferreira Leite apresentou-se ontem como candidata à liderança do PSD. Aí está, para o bem e para o mal, a Miss Thatcher do PSD.
Traz associada a si uma tripla imagem: passado, rigor e antipopulismo . Quando se pretende uma liderança de futuro, são três coisas que não se conjugam nada bem.
Os barões estiveram todos lá, no lançamento da candidatura. A quererem (de)mo(n)strar que estão desejosos do regresso ao poder e de escorraçarem, de vez, o populismo santanista/mendista.
Não esqueceremos facilmente que a dama exerceu o cargo de Ministra da Educação.

26 abril, 2008

Esperança adiada

Completaram-se 34 anos sobre o 25 de Abril de 74.
Como é possível que em tanto tempo se tenha adiado tanto?
Para quando a concretização de "o povo é que mais ordena"?


José Afonso, para ouvir e ler, pois claro.

Imagens para que não se esqueça

24 abril, 2008

Cinco a zero

Saiu a 5ª (e última) sentença que recusa provimento às providências cautelares relativas ao processo de avaliação de desempenho dos docentes.
A providência visava a suspensão de eficácia dos despachos datados de 24 e 25 de Janeiro de 2008, respectivamente, proferidos pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação e, bem assim, do despacho de 25 de Janeiro de 2008 proferido pelo secretário de Estado da Educação.
Os sindicatos andaram mesmo a fazer pontaria no alvo errado. Assim, não admira que tenha sido este o desfecho das cinco providências.

Os D. Quixotes

"Estou aqui mais uma vez disponível para o combate". Foi deste modo que Santana Lopes manifestou a sua disponibilidade para mais uma cruzada.
Por sua vez A J Jardim considerou também a hipótese de se candidatar mas só se se "verificar um grande consenso". É obra!
Com qualquer um deles o PSD ficará naturalmente bem servido. E representam, em termos políticos, o estado da nação.
Ao que isto chegou!

21 abril, 2008

O tempo esse grande escultor

"O conselho precisa de tempo para ter um pensamento estratégico de acção"
São palavras de Conceição Castro Ramos, presidente do Conselho Científico para a Avaliação dos Professores (CCAP), na tomada de posse que hoje ocorreu.
A questão é que não é só o CCAP que precisa de tempo. Andamos todos necessitados dele. Para reflectir, para assimilar, para debater, para construir. Para se construir algo sério, e não ser tudo uma trapalhada.

20 abril, 2008

Pelos vistos o tamanho importa

"A alta velocidade: ninguém te vai achar grande".
Foi com este slogan que uma campanha australiana de prevenção rodoviária tentou chegar aos condutores mais jovens, numa clara analogia entre o excesso de velocidade e o tamanho do pénis.
O governo diz que o método se está a revelar eficaz.
O vídeo está aqui

18 abril, 2008

O senhor que se segue

Quase que se adivinhava este desfecho: a demissão de Luís Filipe Menezes.
Aparentemente não se candidata. É o que diz. Não se sabe se é o que fará. Até ao lavar dos cestos...basta haver uma vaga de fundo...
Agora vamos lá ver quem é que vai sair da toca. Lebres há por aí várias. Venha quem vier é igualmente um "lider" de passagem. Não vai aquecer muito o lugar.
Pelo menos vamos ter oportunidade de ouvir algumas verdades nos próximos tempos.

17 abril, 2008

Assinar de cruz

Hoje a Plataforma Sindical e o Ministério da Educação assinam o chamado "entendimento", que significa e constituiu uma capitulação e o início de um período de acalmia.
O que os professores ganham com essa assinatura é o que ainda urge demonstrar.
Não se imaginava que também houvesse traições feitas através de assinatura.
Não podemos morrer em silêncio.

16 abril, 2008

Uma imensa minoria

Mário Nogueira afirmou, de acordo com as notícias vindas a público, que os professores aprovaram por uma "esmagadora maioria" o acordo com o Ministério da Educação.
A questão que se coloca é: de quantos falamos quando falamos de uma "esmagadora maioria"? Não seria mais ortodoxo falar de uma imensa minoria?
Infelizmente, aquele mágico número dos 100 mil nunca mais voltará a repetir-se!

15 abril, 2008

Dia D

É hoje?
Não se deu por isso!

A nudez de Bruni

A história parece simples: Carla Bruni, recentemente promovida a primeira dama de França, pousou nua. A fotografia rendeu, num leilão, a módica quantia de 58.000 euros.
Ora esta quantia foi oferecida a uma associação humanitária de ajuda a crianças do Camboja, que, liminarmente, a recusou, porque entendeu que estava a ser usada para fazer publicidade ao modelo e ao ofertante.
Se ao menos tivesse sido de tanga...

Ana, nada benevolente

Em declarações ao RCP Ana Benavente fala de chantagem sobre os professores contratados, do facto de os sindicatos se terem assustado nas negociações com o Ministério, de não terem ganho com o "entendimento", e de não honraram os 100 mil professores.
O que fará correr esta dama?

14 abril, 2008

(Des)Entendimentos

No passado sábado coloquei aqui muitas reservas ao anúncio da "retumbante" vitória sindical. Pelos vistos confirmam-se, pois agora já se questiona a hipótese da não assinatura, na próxima 5ª feira, do "entendimento" feito na noite de 6ª feira. As cambalhotas que estes sindicalistas dão!
Esta conceito "entendimento" tem mesmo um sabor estranho não é?

13 abril, 2008

Competência, desempenho e eficácia

Matias Alves publicou hoje no Terrear um pequeno texto que lhe fiz chegar por e-mail e que procura ser um contributo para ajudar a clarificar do que é que falamos quando nos referimos a avaliação do desempenho, da competência ou da eficácia.
Grassa por aí muita confusão quando se faz um tão grande enfoque na avaliação dos resultados. Mas, como se procura clarificar, isso diz respeito à eficácia e não ao desempenho.

12 abril, 2008

Mais uma bola para canto

De acordo com o diário digital "O Ministério da Educação (ME) cedeu hoje às pretensões dos sindicatos de professores e este ano lectivo a avaliação de desempenho terá apenas em conta quatro parâmetros, aplicados de igual forma em todas as escolas".
Ficou acordado, em relação ao regime simplificado dos contratados, a necessidade de quatro coisas: ficha de auto-avaliação, a assiduidade, o cumprimento do serviço distribuído e a participação em acções de formação contínua, quando obrigatória.

Quando a esmola é grande o pobre desconfia, diz o provérbio. A impressão que fica é que os sindicatos embandeiraram em arco e passaram a contentar-se com muito pouco. Poder-se-á considerar isto uma grande vitória? É a uniformidade ou o mínimo dos mínimos que são aqui os elementos vitoriosos?
Estamos a desviar-nos do essencial, com mais esta lateralização. O cerne da avaliação continua lá, no essencial, para o próximo ano. O que parece ter sido esquecido.
Não soa nada bem o que se pode ler no site do ME: "O Ministério da Educação (ME) manifesta a sua satisfação pelo Memorando de Entendimento a que chegou hoje com a Plataforma Sindical"

O memorando do entendimento entre o Ministério e a Plataforma Sindical pode ser lido aqui.

10 abril, 2008

Os custos da paixão?

Segundo a TSF "O primeiro-ministro disse esta quinta-feira, em Abrantes, que a educação «está no coração» do Governo, anunciando investimentos de 33,3 milhões de euros".
Será o preço a pagar pela paixão de Guterres?

Diálogo ou monólogo?

Proposta do Ministério às Associações sindicais.
A sensação que fica quando se lê esta proposta é que se verificam lateralizações, escamotendo-se o núcleo central do problema.
O que irá suceder na reunião de hoje? Cada uma das partes a falar consigo mesma?

A causa tibetana

De acordo com as últimas notícias, o Parlamento Europeu votou hoje uma resolução de boicote dos dirigentes da União à cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim.
É uma boa acha para a causa tibetana!

Diz que é uma espécie de avaliação

Os professores contratados são o cavalo de batalha desta guerra que quase diariamente tem novos episódios.
Aquilo que se prevê a que venham a ser sujeitos estes colegas é uma caricatura ridícula de algo a que pomposamente se quer chamar avaliação.
Não havia necessidade, como diria o diácono, de se ter chegado a isto!
Todavia, as estruturas sindicais apostam em não aceitar o modelo simplex para os professores contratados, porque não foi objecto de negociação, preferindo o original. São sádicos ou masoquistas?
Uma coisa parece necessária: o decreto regulamentar 2/2008 já está de tal modo desactualizado que urge transformá-lo num outro, de uma outra estirpe. A bem do escola pública.

09 abril, 2008

Dois passos em frente e um atrás

Rescaldo da reunião de ontem entre a Ministra e a Plataforma Sindical: Mais um pequeno recuo. Aos professores que tiverem a classificação de Regular ou Insuficiente, na primeira avaliação, será dada uma segunda oportunidade.

Rescaldo da reunião de Coimbra

Notícia de hoje do jornal Público sobre a reunião dos PCE de Coimbra, realizada ontem:

Conselhos executivos de Coimbra vão avaliar contratados

Etelvino Rodrigues, porta-voz dos 40 presidentes de conselhos executivos (CE) de escolas do distrito de Coimbra que ontem se reuniram para decidir o que fazer sobre a avaliação dos professores, assegura que "não houve capitulação". Mas admite que a possibilidade de os membros de aqueles órgãos serem alvos de processos disciplinares "foi determinante" para a decisão de avançarem com a avaliação e a classificação dos colegas que se encontram com contrato. "Temos de cumprir a lei", justificou.
No encontro, que decorreu em Coimbra, a possibilidade de demissão chegou a ser ponderada, mas só "três ou quatro" presidentes de CE se disponibilizaram para recorrer a uma medida tão drástica para fazer frente ao actual modelo de avaliação, que todos contestam. E, afastada aquela estratégia, não havia alternativa à sua aplicação, sustentaram vários participantes.
"Nos termos da lei, tornamo-nos alvos de processos disciplinares se não avançarmos com a avaliação; por outro lado, qualquer professor contratado que, para o ano, não veja o seu contrato renovado por não ter sido avaliado pode vir a pedir a nossa responsabilização", explicou Etelvino Rodrigues.
Com aquela justificação, decidiram fazer mais um comunicado pedindo a suspensão da avaliação, alegando que "não existem condições materiais" para a fazer. Mas, entretanto, e recorrendo ao modelo simplificado (sobre o qual pedem esclarecimentos ao ministério), vão avançar com a avaliação dos professores contratados e daqueles que necessitam da classificação para avançar na carreira. "Não somos heróis...", desabafava um dos participantes, no final da reunião.
Enquanto os presidentes dos CE das escolas de Coimbra debatiam as medidas a tomar, soube-se que o Tribunal Administrativo do Porto rejeitara uma providência cautelar interposta pelo Sindicato dos Professores do Norte para suspender o processo de avaliação dos docentes.
Com esta decisão, são já quatro as providências cautelares rejeitadas pelos tribunais, restando apenas uma por julgar.
Graça Barbosa Ribeiro

08 abril, 2008

Autismo

Tal como previra, a oeste nada de novo, no final da reunião de hoje da Ministra com a Plataforma Sindical, como se pode ler nesta notícia de última hora do Público.

Concurso de professores titulares

O Tribunal Constitucional considerou inconstitucional a norma que impediu os professores que se encontravam doentes de concorrer ao concurso de professores titulares.É mais um revés no Ministério da Educação.
Notícia do Público.

Tibete

Nas manifestações de ontem, que se realizaram em Paris, conseguiu-se apagar a chama olímpica. Esperemos que seja um bom pronúncio para a causa tibetana.
Por cá foi entregue na AR uma petição com 11 mil assinaturas contra a violência no Tibete

07 abril, 2008

Terça feira, 8

Hoje foram publicadas as grelhas e os parâmetros. Na agenda de amanhã estão duas reuniões:
- da Ministra com a Plataforma Sindical
- de PCEs da região de Coimbra.
Aposto na segunda!

Uma lição de vida

Vítima de um cancro, o professor de Informática Randy Pausch, tem à sua frente poucos meses de vida. Deu recentemente a sua última aula. Foi uma lição de vida.

06 abril, 2008

Dúvidas

"Nenhum conselho executivo de qualquer escola pediu a suspensão da avaliação", garante a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
Por outro lado, afirmou também que esta "solução não está disponível".
Pergunta-se: A questão coloca-se em termos de "pedido"? Pode pedir-se o não está disponível?
Há aqui algo que não bate certo.

05 abril, 2008

A oeste nada de novo'

Finalmente o Conselho Científico para a Avaliação dos Professores apareceu à luz do dia através da criação de um site, que, APARENTEMENTE, não tem nada de novo.
Todavia, é de destacar a seguinte afirmação: "a credibilidade e a eficácia de um modelo de avaliação de desempenho – que tem como finalidades principais o desenvolvimento
profissional dos docentes e a melhoria das aprendizagens dos alunos – requerem
tempo e reflexão, de modo a permitir a desejável apropriação e participação por parte
de avaliadores e avaliados". Plenamente de acordo!

04 abril, 2008

Conflito de interesse

Os professores e as escolas têm sobre si uma espada de Dâmocles: se os professores contratados não forem avaliados não vêm os seus contratos renovados. É perverso e maquiavélico!
Quem diria que seria deste modo que este execrável sistema de avaliação se iria sustentar?
Nesta caso, a margem de manobra é escassa, para não dizer inexistente.
Resta que por via administrativa se consiga o que, por outras vias, não se conseguiu: a cabal demonstração de que existem conflitos de interesse entre avaliadores e avaliados (concorrem às mesmas classificações e vagas, sendo partes interessadas no processo), razão mais do que suficiente para ferir, na sua essência, este modelo.
O que andarão os sindicatos a fazer é o que urge perguntar.