26 novembro, 2006

Brincar às avaliações

O Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Cnaves), ao longo de 10 anos, levou a cabo a apreciação de mais de 1500 cursos de instituições públicas e privadas e produziu outros tantos relatórios.
Soube-se agora, pela Rede Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior (Enqa), que não se tiraram consequências do processo de avaliação. Independência limitada, inconsistência dos relatório e ineficiência da estrutura, são outras falhas apontadas pelo organismo europeu.
"A considerável familiaridade entre avaliadores e avaliados", é apontada como uma das maiores debilidades do sistema. Pelos vistos, os mecanismos de avaliação do desempenho docente que constam do tão polémico estatuto da carreira docente do ensino básico e secundário, que por estes dias se concluiu, fazem tábua rasa desta fragilidade.
Continuamos no reino do faz de conta... que se avalia... para que tudo continue na mesma...

Assumir a paternidade

A Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (vulgo TLEBS) tem servido de mote, nos últimos tempos, para alguns textos bem corrosivos.
Não se esqueçam, porém, os verdadeiros pais do monstro: Maria do Carmo Seabra e Diogo Feio, que até à data se têm esquivado a assumir a paternidade...

Ser grande

Segundo o Jornal Público, "A Praça do Comércio volta a receber hoje, a partir das 20h50, a maior árvore de Natal da Europa, com 75 metros de altura, 280 toneladas de peso, além de 2,35 milhões de microlâmpadas e 12 mil minilâmpadas redondas".
É como diz o poeta:
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.

10 novembro, 2006

Expiações

Maria de Lurdes Rodrigues, no Jornal de Negócios:
"Se não estivesse disposta a pagar o preço político [por ser a cara de uma reforma que é a doer], não estava aqui. Não fui convidada para deixar tudo na mesma em matéria de Educação."
Pagas tu (que vais de carrinho, quando os estragos já estiverem todos feitos) e, sobretudo, pagamos nós, os professores, que teremos que continuar por cá a arcar com os estragos...

Solidariedade e coerência

"Que é feito de todos aqueles que em Portugal entraram no Iraque com Rumsfeld, sobretudo os analistas-apoiantes? Ninguém se demite? Que falta de solidariedade..."
José Medeiros Ferreira em bichos-carpinteiros

Aniversário


Há quedas que se celebram. Como a dos muros.
Hoje celebra-se a queda do de Berlim.
Foi há 17 anos!

05 novembro, 2006

Incêndios

Saddam Hussein, o antigo presidente iraquiano, foi hoje condenado à morte por enforcamento pelo Tribunal Especial que julgou o massacre de 148 civis na localidade xiita de Dujail, em 1982.
É mais uma acha para a fogueira, em que o Iraque se transformou...

Os amores de Santana

Santana Lopes, em declarações à Única:
Adorava liderar a oposição a Sócrates.
Adorava? Lá diz o ditado: pouca sorte nos amores....

03 novembro, 2006

Culturas???

Al Hilali, guia espiritual da comunidade muçulmana na Austrália, falou e disse:
"A mulher que sai à rua sem véu, incita o homem, como um bocado de carne a um gato." Sic.
Lemos e percebemos que o fosso não tende a diminuir...