22 janeiro, 2005

Mudança do hardware, precisa-se

De acordo com o Público de hoje "As Finanças estão a fazer devoluções indevidas de IRC (Imposto Sobre o Rendimento Colectivo) respeitante às declarações dos últimos exercícios, havendo casos em que estão a ser emitidos cheques de vários milhões de euros e outros em que, apesar de serem as próprias empresas a detectar o erro e a devolver ao fisco esse montantes, acabam por, algum tempo depois, voltar a receber idênticas liquidações".
E porquê?
Muito simplesmente porque "o problema resulta de complicações na instalação de um novo sistema informático".
Este é mais um caso a juntar ao que ficou emblemático: a colocação de professores. A sensação que se tem é que já não se vai lá somente com uma mudança de software. É necessário mudar, em 20 de Fevereiro, todo o hardware.

20 janeiro, 2005

Nomeações e inaugurações

A um mês da disputa eleitoral a polémica das nomeações e das inaugurações são dois temas quentes.
Nomear, desnomear, inaugurar, delapidar...
Quantos, como, quem... São muitos não é?

15 janeiro, 2005

Soma e segue II

Segundo o Expresso:
Borges foi convidado por Santana em Setembro para presidente da CGD
Borges aceitou e despediu-se da Goldman Sachs
A caminho de Lisboa, esteve em Bruxelas, onde Durão Barroso lhe disse que o convite iria ser retirado
Santana disse a Borges que não estavam reunidas as condições para ocupar o cargo.

Soma e segue

Segundo o Expresso de hoje, "O retrato oficial do primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, foi enviado no início de Janeiro a todos os postos diplomáticos portugueses, para ser afixado nas paredes das embaixadas e consulados. O facto de Santana ser um primeiro-ministro em gestão há mais de um mês não inibiu o seu gabinete de remeter para o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) 200 tubos de cartão contendo cada um deles uma fotografia do chefe de Governo demissionário".

13 janeiro, 2005

Paradigmático

A história é, aparentemente, simples de contar. E é assim: Uma professora de Filosofia tinha concorrido naquele célebre concurso de professores de má memória. Escolheu várias escolas. Entre elas, primeiro a X e depois a Y. Foi colocada na Y. Reclamou em Setembro. Deram-lhe agora razão. Vai ser agora colocada na escola X, onde não tem horário, porque outro colega tinha sido entretanto colocado no seu lugar. E deixa a escola Y, onde estava a leccionar.
Ao que isto chegou!

07 janeiro, 2005

Sósias

Luís Delgado está de volta. E no seu melhor como se pode constatar na peça que hoje escreveu no DN, onde demonstra que "Santana tem algo em comum com Bush". Pelo menos a imbecilidade. O que não é nada pouco.
E digo mais: Luís Delgado tem algo em comum com Santana e Bush!
Já na Visão desta semana Ricardo Artaújo Pereira tinha encontrado o verdadeiro mote: "Mesmo quando não há nada para dizer sobre o país, há sempre alguma coisa para dizer sobre Luís Delgado".
Clarificações

De novo o Público, a propósito do concurso de professores: "Auditoria conclui que listas definitivas são "questionáveis"O modelo de tratamento das 39 mil reclamações apresentadas pelos candidatos ao concurso de professores de 2004 foi "mal concebido" e é responsável "por muitas anomalias e inconsistências na base de dados", tornando as listas definitivas de ordenação e exclusão "questionáveis", conclui a Inspecção-Geral das Finanças na sua auditoria ao processo de colocação dos docentes".
E conclue que: "Numa perspectiva de boa gestão dos dinheiros públicos, são de questionar, em termos de economia, eficiência e eficácia, os custos associados a todo este processo."
Depois disto compreende-se não só porque é que a Ministra não quis ir ao Parlamento, mas também como é que se esbanja o erário público.
Maus sintomas

Segundo o Público de hoje "A contestação interna às lista de deputados no PSD foi ao ponto de vários candidatos terem pedido para sair, desagradados com os lugares que lhes foram reservados. A direcção do PSD estava ontem a tentar fechar as listas".
Estamos perante um novo fenómeno político: pedir para sair. O que quer dizer que, como soe dizer-se, "a coisa está preta". Para os ratos estarem já a abandoner o navio é porque está para acontecer algum tsunami .
Mas, como escreve o José Manuel Fernandes, "se as listas do PSD são uma gargalhada, as do PS, mesmo sem chegarem a idênticos limites de extravagância, não deixam de criar o maior dos incómodos."

05 janeiro, 2005

Animações

Finalmente isto começou a animar. E, pelos vistos, promete.

Animação 1:
"Ninguém fez mais por Portugal". É este o nome do famoso outdoor, com os "5 magníficos" onde Cavaco recusa participar. Se Sá Carneiro fosse vivo certamente faria o mesmo.

Animação 2:
Pôncio Monteiro chamou traidor a Santana Lopes.

Animação 3:
Margarida Rebelo Pinto recusou um convite para ser deputada do PSD. Oh, que pena! Sei lá!

04 janeiro, 2005

O saber escolar

Os mass media realçaram devidamente o facto. Uma menina inglesa de 11 anos conseguiu salvar uma centena de pessoas porque soube ler os indícios – que aprendera numa aula de Geografia - da aproximação do tsunami.
Em casa, ao jantar, contava-se e comentava-se este facto, e realçava-se a importância das aprendizagens escolares que até podem servir para salvar vidas. A Margarida teve este desabafo: “Mas o que nós aprendemos na escola não serve para nada!”.
Afinal, em que ficamos? Margarida, a escola portuguesa é assim tão diferente da inglesa?

E... já agora, alguns conselhos de autoprotecção em caso de sismos.

01 janeiro, 2005

UM ÓPTIMO 2005!