30 novembro, 2004

Miopia

Jerónimo de Sousa foi "eleito" secretário-geral do PCP. No encerramento do Congresso criticou o governo, Sampaio e o PS. Quando já não se consegue olhar para o próprio umbigo é muito mau sinal. Mas há já muito que o PCP se desabituou de olhar sobre si próprio. Assim, a escolha de JS é mais um passo na senda da autofagia.
Há partidos que têm aquilo que merecem!

29 novembro, 2004

Metáforas

Pedro Santana Lopes comparou o seu Governo a um bebé numa incubadora. Um bebé que precisa de ser acarinhado, mas a quem os irmãos mais velhos dão "uns estalos e uns pontapés" (sic).
Há aqui um equívoco. É que não se trata de um bebé mas de um nado-morto, isto é, de um aborto.

Henrique Chaves, ao demitir-se, acusou PSL de "falta de lealdade e de verdade" (sic). Quem diria? Tão amigos que eles eram... Lá foi mais um estalo (ou um pontapé?) no bebé, perdão, no aborto.

27 novembro, 2004

O regresso de Cavaco

Cavaco Silva no Expresso de hoje:
"É chegado o momento de difundir na sociedade portuguesa um grito de alarme sobre a tendência para a degradação da qualidade dos agentes políticos (...) Por interesse próprio e por dever patriótico cabe às elites profissionais contribuírem para que na vida partidária portuguesa os políticos competentes possam afastar os incompetentes».
Está aqui anunciado o regresso do cavaquismo. Os santanistas que se cuidem, pois é para eles o recado.

26 novembro, 2004

Falam, falam, falam...claro que fico chateado!

Isto o que aconteceu foi muito simples!
O que aconteceu foi que eu estava em Belém na inauguração da maior árvore de Natal da Europa, sim repito da Europa, porque nós quando fazemos as coisas é em grande, e virei-me para um turista que lá estava e disse-lhe:
- Lá na tua terra não tens disto pois não? A maior da Europa, a MAIOR!
E o gajo vem com uma conversa do género: Não sei quê, no meu país preferimos gastar dinheiro em outras coisas, por exemplo a evitar que rebentem condutas de água, que levam ao abatimento do solo, e dessa forma prejudiquem milhares de pessoas...mais não sei que mais e o camandro!
E eu, que até sou um gajo que é pá, tenho uma facilidade na exposição de argumentos, não me fiquei e disse-lhe logo:
- A maior da Europa! Toma! Embrulha!
E o gajo começa a falar que não sei quê, lá no país dele quando começa a chover as zonas ribeirinhas não ficam inundadas, e que talvez fosse melhor que, em vez da árvore, o dinheiro fosse canalizado para evitar essas situações.
Eu comecei a enervar-me e disse-lhe logo:
- Mau, tu queres ver que nos temos que chatear! Eu estou aqui a expor argumentos que é pá sim senhor, e tu vens com essa conversa de não sei quê.
Eu nem quero começar a falar na feijoada em cima da ponte, nem no desfile de "pais natais", porque senão nem sabias onde te meteres pá.
O gajo começa a falar de uma coisa qualquer, tipo túneis que são construídos e ficam a meio, e não sei que mais, e eu virei logo costas.
Porque quando eu vejo estes gajos que não conseguem aceitar a superioridade de um país sobre o outro, e ainda falam, falam, falam, e não dizem nada de jeito, eu fico chateado, claro que fico chateado!!
Pois é !!!

24 novembro, 2004

Trapalhadas

Pelos vistos o governo acabou por descobrir que a pergunta para o referendo não é boa. Grande descoberta! Mas agora já é capaz de ser um bocado tarde, não?

A mini remodelação que hoje se deu ficou mais do que mini pois dois secretários de estado não tomaram posse porque não foram avisados a tempo...
Morais Sarmento e Rui G Silva foram os contemplados na dança das cadeiras, para que este ficasse mais "protegido", como disse PSL. Há aqui um equívoco: nós é que precisávamos de ficar protegidos dele.

22 novembro, 2004

A pergunta ou o insulto?

SE NÃO PERCEBES A PERGUNTA, VOTA NÃO.
Pacheco Pereira, no Abrupto.
Quem manda na RTP?

A propósito da nomeação da correspondente em Madrid, Almerindo Marques afirmou hoje que há coisas que só diz à porta fechada. Mas o que já disse com a porta aberta é suficientemente esclarecedor: Não é ele que manda na RTP, mas alguém, que está algures, e a quem tem que se fazer a vontade, para evitar "sarilhos". Porque senão há quedas. E grandes, pelos vistos. Para já caiu a Direcção de Informação, enquanto não cai o Carmo e a Trindade. Qua vai cair. Não haja dúvidas.

20 novembro, 2004

CRETINICE!
«Concorda com a Carta dos Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?»
Isto é pergunta que se faça a alguém?
Estão a tratar-nos como imbecis. E, por isso, merecem uma imensa abstenção.


We Don't Live Here Anymore

“Desencontros” centra-se na vida de dois casais amigos e no adultério que mutuamente os vai alimentando e consumindo.

Há aqui uma mão cheia de argumentos e perspectivas: amor, sexo, romance, dúvidas, adultério, tristeza, solidão, obsessão, infidelidade. Há níveis e modos diferentes de estar. Aparentemente, parece que ninguém está com quem está, ou que não se está bem com quem se está. É a imagem do outro ou da outra, consoante o caso, que (pre)domina. Aparentemente, também, parece que os casais estão trocados, e que uma simples troca resolveria a questão. Mas, em questões deste género, não se vai lá com simples trocas. O que não se tem, o que é "proibido", contém sempre uma dose de sedução a que não é fácil resistir. E que é suficiente para alimentar a chama. Para manter a tensão e o desejo.

Mas, como se diz em determinado momento, “Até no adultério são preciso regras”.

A não perder, no Alvaláxia.

17 novembro, 2004

Deslocalização

Ainda não deu para perceber se é o Pedro (santana Lopes), se é o Paulo (Portas), se são ambos, se são outros ou se são todos. O certo é que a moda pegou e agora, semanalmente, temos o conselho de ministros deslocalizado. Depois de estar farto de terra, esta semana aviou-se no mar, mais presisamente na Sagres.
Na próxima será no ar, a bordo de um Lockheed c-130, ou no fundo das minas da Panasqueira?
Seria bom sabermos quanto é que custam ao erário público estas bizantinices, não era?

Masuda

É um artigo de Joaquim Fidalgo sobre uma afegã, pediatra, de seu nome Masuda Jalal, concorrente às recentes eleições presidenciais, no Afeganistão. Perdeu, é claro. Mas há vencidos que merecem ser soberanamente referidos e nomeados.

15 novembro, 2004

Sintomas

Nos States há uma onda de demissões, cuja face mais visível é Colin Powell.
Por cá foi toda a Direcção de Informação da RTP1 que se demitiu.
As demissões na América não nos incomodam muito. Mas são o sinal de que os ratos estão a abandonar o navio.
Por cá o que se sucedeu na RTP é um mau pronúncio.
O que é que se passa? A queda da folha do Outono ou o verão de S. Martinho?

14 novembro, 2004

Citações das excitações

O Congresso do PPD/PSD tem sido uma monotonia. Mas há algumas, muitas poucas, excepções. Que se traduzem em verdadeiras excitações:
Virgínia Estorninho: pediu a Santana Lopes para pôr "ordem na Educação" já que "a senhora que lá está não tem jeito".
Marques Mendes: "Não podemos ler ao fim-de-semana que temos uma coligação para os próximos dez anos e depois, durante a semana, ler que, afinal, vamos ter listas separadas. São os equívocos que fazem mal. Como tal, e como esta não é uma coligação eleitoral, considero que, terminada a legislatura, é obrigatório que o PSD concorra sozinho às eleições legislativas de 2006".

O pretexto

Nos último anos Bush, Ariel Sharon e os israelitas escudaram-se sempre em Arafat para adiarem a resolução do problema palestiniano. Também sabemos que Arafat não está isento de culpas. Mas agora, que ele está morto, acabaram-se as desculpas.

13 novembro, 2004

O novo galo de Barcelos

Neste fim-de-semana, em Barcelos, o congresso do PSD, perdão, do PPD/PSD vai eleger, com 100% dos votos, por unanimidade e aclamação, Santana Lopes. Vai uma aposta?
A partir daqui é que o homem se vai sentir legitimado para cantar de galo.

EMEL


Notícia publicada no Automotor:
"Enquanto os jornais falam numa eventual privatização da EMEL, a AutoMotor soube que esta nunca existiu aos olhos da lei. E que falha numa crucial premissa da constituição de uma empresa: a escritura pública! Revelamos, em primeira mão, o nascimento de um processo judicial que promete ressarcir os milhares de utentes indevidamente cobrados durante mais de uma década".

11 novembro, 2004

Os 13 mandamentos do século XXI

1 - O amor eterno chega a durar seis meses...

2 - Não entres no mundo das drogas. Somos muitos e há pouca.

3 - Ter a consciência limpa é sinal de má memória. Toma suplementos.

4 - No casamento, vale mais enganar que ser enganado...

5 - Os honestos são simples inadaptados sociais.

6 - O que luta contra a corrente pode morrer electrocutado.

7 - O último a rir não percebeu a anedota.

8 - A escravatura não foi abolida. Passou a oito horas por dia. Ou mais...

9 - Se a montanha vem até ti, foge. Trata-se de um desmoronamento.

10 - Se não atropelares o tipo da frente, serás atropelado pelo tipo de trás.

11 - Não tomes a vida muito a sério, não sairás vivo dela.

12 - A piada não é ganhar mas fazer o outro perder.

13 - Príncipe Encantado só há um e está na cama com a Cinderela.


Arafat

Há já alguns dias que os mass media o tinham morto. Mas Arafat impôs, uma vez mais e pela última vez, a sua determinação e só hoje é que lhes deu razão, falecendo.
Idolatrado por uns, odiado por outros, foi, necessariamente, uma figura polémica.
Quando, há dez anos, lhe foi atribuído o Nobel da Paz, mais de meio mundo ficou espantado.
Lutou, durante toda a vida, e juntamente com o seu povo - nem sempre usando os meios mais ortodoxos! - por um sonho: queria uma pátria, um país, um pedaço de terra. Tornou-se num símbolo, numa bandeira.
Acabou por morrer longe do seu berço, num país estranho.
Paz ao seu espírito. Solidariedade à sua causa.

10 novembro, 2004

Missiva

Esta chegou-me por e-mail, e não resisti a postá-la.

Sua Excelência Primeiro-ministro de Portugal

Sua Excelência Ministra da Educação de Portugal

Como certamente é do Vosso conhecimento, às 3H30 (três horas e trinta minutos) da madrugada do dia 21 (vinte e um ) de Setembro deste ano de 2004 (dois mil e quatro), saiu uma lista de colocação de professores. Dessa lista constava o meu nome e a colocação que me foi atribuída, sendo eu colocado na escola de código 344862, código esse referente à escola EB 2,3 de Castro Marim. Vossas Excelências decerto compreenderão a extrema alegria que para mim significou essa colocação, pelo que foi com grande pesar que tomei conhecimento que, às 4H15 (quatro horas e quinze minutos) da mesma madrugada, a referida lista havia sido retirada e substituída por uma curta declaração que dava como inválido todo o processo que conduziu à sua publicação.
Dado que, ao contrário do que é continuamente afirmado pelos membros do Vosso Governo, a vida está verdadeiramente difícil, dado que não pertenço às centenas de pessoas que foram por Vós nomeadas para cargos na função pública e dado o facto de não acreditar que venha a beneficiar de uma reforma milionária como o Vosso companheiro do PSD Mira Amaral (apesar de ter sete anos de serviço ao contrário dos dois anos que ele prestou na CGD), venho por este meio solicitar que me seja pago o salário correspondente aos 45 ( quarenta e cinco ) minutos em que estive colocado na escola EB 2,3 de Castro Marim pois esse dinheiro bem falta me faz.
Mais acrescento que, se houver algum problema com o programa informático responsável pelo processamento dos vencimentos, manifesto a minha disponibilidade para me deslocar ao Ministério das Finanças para que possa receber manualmente o que me é devido.

Muito Respeitosamente

Um Professor do 11º Grupo B

PS - Dado o facto de ter usado nesta missiva palavras ou expressões cujo significado vos possa ser estranho, elaborei um glossário que segue em anexo a esta carta. Desse glossário constam as palavras em Itálico.

Glossário

11º Grupo B - Grupo disciplinar constituído pelos professores que leccionam Biologia e Geologia ao 3º ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário.
Biologia
- Ciência que estuda os seres vivos, os seus processos e as suas características.
Geologia
- Ciência que estuda a matéria mineral, os seus processos e as suas características.
Matéria Minera
l - Matéria que não apresenta as características dos seres vivos. A matéria mineral caracteriza-se, entre outras coisas, pela completa ausência de inteligência ou de sentimentos, mesmo nas suas formas mais primárias. Um pequeno esclarecimento, apesar de todas as evidências nesse sentido, nem o actual nem a antiga Ministra das Finanças se enquadram nesta definição.
Ensino Básico
- Por muito estranho que Vos possa parecer, não está relacionado com o ensino das bases que neutralizam os ácidos. O ensino básico corresponde aos nove anos de escolaridade obrigatória em que são ministrados os saberes e desenvolvidas as competências consideradas como essenciais para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos alunos.
Ensino Secundário
- Ensino de cariz mais técnico e específico que tem como função preparar os jovens para o seguimento dos estudos a nível universitário, ou para a sua inclusão numa via profissionalizante.
Professor
- Pessoa que ensina algo a alguém. Profissão bastante considerada e respeitada nas sociedades desenvolvidas. Não confundir com a realidade Portuguesa em que o professor é um nómada sem direito a estabilidade profissional, reconhecimento social nem salário condizente com o seu estatuto.
Escola
- Local onde é ministrado o saber e as competências essenciais ao correcto desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos alunos. Não confundir com a realidade Portuguesa em que as escolas são armazéns de miúdos onde professores e auxiliares de acção educativa têm que cuidar dos filhos dos papás, quando estes pensam que se educa uma criança enchendo-a de consolas, playstations, telemóveis de último modelo e roupas de marca.
Auxiliares de Acção Educativa
- Profissionais que, nas escolas, auxiliam os professores na sua tarefa de formar pessoal, social e humanamente os alunos. Não confundir com a realidade Portuguesa em que os auxiliares de acção educativa são pessoas sem formação específica que, com contratos precários, salários miseráveis e diminutas hipóteses de progressão na carreira, lavam escadas, limpam casas de banho e cortam a relva das escolas.
EB 2,3
- Escolas que ministram os segundo e terceiro ciclos do ensino básico.
Reforma
- Aquilo que a esmagadora maioria dos portugueses recebe depois de 35 anos de serviço ou 60 anos de idade. Excepção feita à Vossa gloriosa casta.
PSD
- Também referido por alguns como PPD/PSD. Agência de empregos especializada em colocar as pessoas certas nos lugares errados e nos momentos mais inoportunos, como aliás se pode notar no Vosso caso.
Programa Informático
- Software criado por técnicos especializados que, normalmente, é testado antes de adquirido. Quando manuseado por pessoas devidamente formadas para o efeito é bastante prático e poupa muito trabalho.
Manualmente
- Com recurso à mão.
PS
- Post Scriptum. É uma expressão latina que significa " depois do que está escrito ". Não confundir com P.S. ( Partido Socialista ) que, apesar de não se notar, é o maior partido da oposição.

09 novembro, 2004

Muros

1989, dia 9 de Novembro.
Cumprem-se hoje quinze anos sobre a queda do muro de Berlim. Infelizmente há quem teime em construir novos muros...
Há por aí muitos muros a precisarem de ruir.


Maspoquê?

Maspoquê? Diz alguma coisa? À primeira vista não parece.
É o nome do blog da Ana Magalhães, minha ex-aluna.
Pode ser visitado aqui.

06 novembro, 2004

Razões que a razão desconhece

Desta vez Bush ganhou as eleições, ao contrário do que sucedeu há quatro anos.
Isto não significa que ele tenha razão, mas que temos que o compreender, como diz Fernado Madrinha .
Para Tony Jenkins foi uma votação maciça da América profunda e religiosa, que acredita em valores.
Vasco Pulido Valente enfatiza os "valores morais".

03 novembro, 2004

"Ecce homo!"


Hoje, com a reeleição de Bush, é dia de luto para a humanidade. Temos todos um nó na garganta, que vamos ter que suportar durante quatro anos.
Mas, se virmos bem,
outra coisa não seria de esperar...
Esta é a homenagem (possível) a Kerry.