28 setembro, 2004

Joana

A propósito da morte da Joana:
"E o que é que nós fazemos com isto? O que podemos fazer com este horror, aqui tão perto, que se esconde afinal não numa diabólica rede clandestina, mas nos olhos desta mulher sem lágrimas, na mesma mãe que mandou a Joana fazer um recado à mercearia?"
In Público, José Victor Malheiros

Pergunta obscena

Algum banco privado quereria Celeste Cardona para administradora? É inaceitável a transformação do banco do Estado em retiro dourado de ex-governantes do PSD e do PP, para mais sem competências para tal cargo. Depois do escândalo da pensão de Mira Amaral, esta nomeação é simplesmente "obscena" (como diria o ministro das Finanças, se fosse coerente).
In causa nossa

26 setembro, 2004

Info-exclusão no Ministério da Educação



Aqui está a prova de que o Ministério da Educação começou a fazer a colocação de professores à mão. A palavra de ordem é: material informático para a rua, já!.
Aliás já consta que a Tia Carminho vai aproveitar esta onda para preoceder à implementação da educação sexual nas escolas. O programa será elaborado tendo como lema : "Computas não, é mais seguro fazer tudo à mão".

24 setembro, 2004

Cinema

Depois de um longo período de cativeiro, ontem foi dia de sair de casa. Finalmente!
Fui ver o filme Terminal de Aeroporto. Ali está espelhada a importância das coisas simples, das pequenas coisas, das esperas, dos compromissos, dos encontros, dos desencontros, do destino, em suma, da vida.
Vale mesmo a pena.

21 setembro, 2004

A saga

A Ministra da Educação veio comunicar esta noite, com um típico ar de santanete, que a colocação de professores ia ser feita manualmente. Por vezes é mesmo assim: fazer à mão é a única alternativa. Embora haja quem afirme que à mão só o bacalhau!
Este é mais um episódio da saga do concurso de professores. Esperemos pelos próximos capítulos, nomeadamente os que se relacionam com a empresa informática geradora deste embróglio : a Compta, de Couto dos Santos e Rui Machete, dois PSD's, ex-governantes e "dignos" administradores de empresas. Couto dos Santos foi recentemente brindado com a administração da Casa da Música, no Porto.

20 setembro, 2004

Políticas...

Já a tarde deste dia se iniciou e ainda não há sinais do resultado do concurso de professores.
Todavia, no fim de semana a imprensa já mencionava algumas cabeças que iriam rolar. Mesmo sem o inquérito estar acabado, é claro. Há que encontrar "bodes expiatórios". Isto está cada vez melhor, Pedrinho!
Coitados dos professores que angustiadamente esperam pelo seu destino!
Não há, com tamanha incompetência, sistema educativo que resista.

Fotografias

Neste tempo de convalescença tem-me sobrado algum tempo. Também o aproveitei para actualizar o webalbum.

18 setembro, 2004

Literatura

A notícia surgiu hoje, via RTP, canal 1. Em Viseu, a polícia mandou retirar da montra de uma livraria um livro intitulado “As mulheres não gostam de foder”.
Não fora a minha umbilical ligação a Viseu e o caso ter-me-ia passado ao lado…
Há aqui dois tipos de questões inquietantes. Em primeiro lugar a “ordem” da polícia. Já chegámos à Madeira ou quê?
Em segundo lugar o título da obra em causa. “Não gostam?” Só há uma ilação a tirar daqui: a humanidade é o fruto de uma grande violência. Ou será violação?
A propósito da temática sugiro a leitura de "O que querem as mulheres?"

Há reformas e reformas

A notícia: Mira Amaral vai ter uma reforma de 18 mil euros, cerca de 3600 contos, depois de nove meses na Caixa Geral de Depósitos.
O ponto de vista do Barnabé sobre a reforma de Mira Amaral:
"Tenho assistido, estupefacto, à defesa da reforma exorbitante de Mira Amaral, paga por uma empresa de capitais públicos. Argumento: se queremos bons gestores, temos de lhes pagar bem. A minha dúvida é esta: e se queremos bons funcionários públicos, temos de lhes pagar como?"

16 setembro, 2004

Sensações

Há músicas que nos tocam. Temos a sensação de que poderíamos ficar a ouvi-las o resto da nossa vida. São um verdadeiro bálsamo para a “alma”, neste tempo de reduzida mobilidade.
“The first time ever I saw your face” do disco “Songs from the last century” de George Michael é um desses casos.

The first time ever I saw your face
I thought the sun rose in your eyes
and the moon and the stars were the gifts you gave
to the dark and endless skies, my love
to the dark and empty skies

the first time ever I kissed your mouth
I felt the earth move in my hands
like the trembling heart of a captive bird
that was there at my command, my love
that was there at my command

the first time I ever lay with you
and felt you heart so close to mine
and I knew our joy would fill the world
and would last till the end of time, my love
it would last till the end of time
the first time ever I saw your face
your face, your face

Lugares



Trás-os-Montes, Rio Sabor
Recordação do Verão de 2004


15 setembro, 2004

Imagens

Agora, parece que me resta todo o tempo do mundo. A TV passou a ocupar uma parte dos meus dias. As notícias, essas têm sempre um sabor excessivamente requentado.
Por estes dias. ficam na memória imagens de datas, locais e cenas que jamais olvidaremos: 11 de Setembro de 2001 (e o que ele significou para todos nós) e a carnificina na Escola de Beslan na Ossétia do Norte, Rússia.
Entre nós, de um outro género, mas igualmente pungente, o massacre do concurso de professores.

Contradições de Setembro

A expectativa do recomeço de um novo ano lectivo não é suficiente para debelar a angústia de um tempo que se acabou. Setembro traz sempre consigo esta insanável contradição.

Ocupações

Continuo por casa, a procurar recuperar paulatinamente, os efeitos da artroscopia ao joelho. Há incapacidades e limitações com as quais se lida mal, não é?
Assim, é tempo de outras ocupações mais constantes. Depois do Código da Vinci, a Terapia de David Lodge.

13 setembro, 2004

Recuperação

A intervenção ao menisco correu bem. Voltei ao lar.
Agora a deslocação com canadianas é uma nova nova aprendizagem. E percebem-se os limites da mobilidade.

08 setembro, 2004

O joelho

Amanhã, dia 9 de Setembro, é o dia de tratar do menisco e, por isso, está agendada a intervenção ao joelho, com cirurgia artroscópica .
Prometo voltar em breve...

07 setembro, 2004

Regresso

Estou de volta…
Para trás ficou a já costumada praia de Altura, Viseu, as gravuras de Foz Côa, a beleza do Douro e a surpresa de Bragança. Foi bom. ..
Agora, de regresso à cidade grande, resta arrumar a bagagem, catalogar as recordações destes dias, cozinhá-las em lume brando e, e saboreá-las, paulatinamente. Para que perdurem. Mas sabem sempre a pouco.
Agora, o confronto do regresso ao trabalho, surge matizado com a saudade dos tempos idos e o alento de uma nova jornada….